Vivi Arruda / Foto: Reges Vasconcelos

A procura por uma vida mais saudável e pelo corpo desejado são dois fatores que fazem parte da vida das pessoas.

Mas com a correria do dia a dia, rotina, trabalho e lazer, ter uma vida saudável aparenta ser uma tarefa difícil.

Bom, se engana quem pensa desta forma.

Para ter uma vida com saúde e consequentemente boa forma, além de diversos benefícios, é preciso ter dedicação e organização.

E claro que informações, dicas e sugestões são fundamentais para tornar mais seguro e fácil esta tarefa.

É importante compreender aspectos que são fundamentais para uma boa saúde não somente física, mas também mental e espiritual.

Todavia antes de pensar em cuidar do corpo e da própria saúde em questão, iremos abordar alguns hábitos:

Respiração: como você respira?

Uma respiração profunda e abdominal ou vive com a respiração curta e ofegante?
É necessário que faça respirações profundas e abdominais pelo menos 2 min por dia. Este hábito ajudará com as ansiedades, mantendo a mente mais calma, além de prevenir doenças mentais.

Mente positiva

Se manter positivo é um ótimo caminho para manter a saúde. Falar frases afirmativas, e edificantes logo ao acordar, pode transformar o seu dia.

Outra dica em relação à saúde mental está ligada ao descanso. A dica é realizar um sono reparador, respeitando o relógio biológico do corpo (esse assunto, será abordado detalhadamente nas próximas matérias).

Dedique alguns minutos do seu dia para colocar em prática os hábitos sugeridos, certamente irá facilitar sua vida e tornar esta jornada mais fácil e prazerosa.

Você sabia que temos um relógio biológico?

O ciclo metabólico diário estabelece o chamado relógio circadiano e envolve o ciclo de sono e vigília, atividade digestiva, produção de hormônios, regulação térmica e diversos outros processos que se repetem diariamente.

Primeiramente, nosso corpo passa por três ciclos distintos todos os dias, que são:

1. Ciclo de Eliminação (4 da manhã ao meio-dia): Este é o período em que o corpo elimina as toxinas, esta é a razão pela qual sugiro que priorizem a ingestão de líquidos, principalmente do suco verde detox. Além, de ser recomendável ingerir alimentos de fácil digestão, dando prioridades às frutas, smoothies, chás, água de coco.

2. Ciclo de Apropriação (meio-dia às 8 da noite): Este é o período em que o corpo está mais acordado e ativo durante o dia, com o metabolismo e a digestão em alta. Esta é a parte do dia na qual você deve se alimentar com sólidos.

3. Ciclo de Assimilação (8 da noite às 4 da manhã): Nesse período, o corpo concentra-se em absorver os nutrientes para fortalecer células e órgãos. É o tempo de revitalizar e renovar todo o nosso organismo, inclusive em processos de cicatrização. Por isso, é recomendável a última refeição antes do início desse ciclo.

Para termos saúde e boa forma é fundamental que o nosso relógio biológico permaneça sincronizado.

A hora do descanso, especialmente do sono e do repouso semanal, é importantíssima para manter as funções biológicas no ritmo certo.

Respeitar o relógio biológico é o primeiro passo nesta jornada em busca de saúde e boa forma.

FB: @vivian.arruda.186
Insta: @vi.vi.arruda

Leia mais:

Jornada da saúde e boa forma: os primeiros passos
Vivian Arruda é a nova colunista do Portal Ribeirão Sul