A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/Secretaria Municipal de Esportes) é a nova líder do Ranking Nacional de Estrada da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).

Tricampeão em 2012, 2013 e 2017, o time comandado pelo técnico Marcello Donnabella assumiu a ponta em nova atualização da entidade, publicada oficialmente na última quinta-feira, dia 2 de agosto.

Com 1.530 pontos, o plantel ribeirão-pretano assumiu e disparou na liderança, com 378 pontos a mais que a segunda colocada, São José dos Campos, que soma 1.152 pontos. Indaiatuba e Rio de Janeiro aparecem empatadas na terceira colocação, com 960 pontos.

“Não é uma surpresa. Estamos em um bom momento e fizemos boas provas, com destaque claro para o Campeonato Brasileiro, onde conquistamos excelentes resultados e, consequentemente, pontos importantes para o Ranking”, comentou Marcelo Donnabella.

Há de se destacar os resultados dos ciclistas no Campeonato Brasileiro como um dos fatores para assumir a liderança do Ranking. Rodrigo do Nascimento faturou o título brasileiro de estrada, enquanto Cristian Egídio sagrou-se vice-campeão no contrarrelógio. Além disso, Rodrigão ainda ficou em quarto no contrarrelógio e Rodrigo Melo foi o quarto na prova de estrada.

Ribeirão Preto é a equipe com maior número de conquistas nos últimos anos na elite do ciclismo masculino. O time de Ribeirão Preto figurou no top-3 do Ranking Nacional nas últimas seis edições. Além dos três títulos em 2012, 2013 e 2017, a equipe foi vice-campeã em 2014 e 2016 e terceira colocada em 2015.

“A equipe tem uma excelente estrutura e isso permite sempre nos posicionarmos entre os melhores do país há tanto tempo. O segredo para conquistar o título é manter a regularidade e vamos em busca disso nos próximos meses”, cravou Donnabella.

Dois atletas de Ribeirão Preto também figuram entre os cinco melhores do País na nova atualização do ranking individual. Rodrigo Melo é o quarto colocado (321 pontos) e Maurício Knapp é o quinto (288 pontos). Outros ciclistas da cidade bem colocados no ranking são: Rodrigo do Nascimento, em sexto, com 280 pontos, e Cristian Egídio, décimo colocado, com 241 pontos.

A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto tem como patrocinadores a São Francisco Saúde, Klabin, SOUL Cycles e Usina Batatais, copatrocinadores a Passaredo e AOO Energia e o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto, Ourofino Agrociência, Santa Helena/Cuida Bem, Ourofino Saúde Animal, Líber Capital, Passalacqua, Sesamm, Samar, NTC, Riberball, Hotel Nacional e Botafogo Futebol Clube.