Vagner Mancini recebe fisioterapeuta de Ribeirão para intercâmbio no Vitória

Conterrâneo do treinador, Péricles Machado trabalha com esporte há 26 anos e já tratou de Mancini; fisioterapeuta ficou uma semana em Salvador e já planeja viagem ao São Paulo FC

Vagner Mancini e Péricles Machado treinando na academia do Vitória (Foto: Divulgação)
Vagner Mancini e Péricles Machado treinando na academia do Vitória (Foto: Divulgação)

O fisioterapeuta Péricles Machado, que trabalha no meio esportivo há 26 anos, foi convidado pelo colega e paciente Vagner Mancini para uma semana de intercâmbio no EC Vitória, clube treinado pelo ribeirão-pretano há seis meses. Péricles ficou uma semana em Salvador, conhecendo a estrutura e os métodos de trabalho.

Ao longo da carreira, o fisioterapeuta já tratou de renomados atletas em sua clínica, em Ribeirão Preto. Entre eles estiveram Sócrates, Raí e Biro Biro, e, mais recentemente, Cicinho, Doni, Júlio Sérgio e Leandro Guerreiro. Apesar do status, Péricles ressaltou a importância de se manter atualizado.

“Em todas as áreas é fundamental se reciclar. Você vê outras linhas de trabalho, outras filosofias. Ou mesmo que você não identifique nada muito novo, o fato de ver que em diferentes cantos as pessoas fazem o que você já está fazendo fortalece a ideia de que você está no caminho certo”, disse.

O pensamento é parecido com o do treinador, que em 2018 disputará o estadual, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série A. Colega de Péricles há pelo menos seis anos, Mancini ressalta a importância da troca de conhecimentos no mundo esportivo.

“O Péricles pôde acompanhar de perto a estrutura do clube, que é muito boa e tem departamentos integrados e sistematizados, atuando em conjunto. Dentro de campo também tem muita coisa a ser vista: a parte funcional, de preparação, da musculatura do atleta. Essa troca de experiências é muito importante no nosso meio, porque ninguém é dono da verdade e todos podem passar o conhecimento que tem”, afirmou o técnico.

Péricles já trabalhou direta e indiretamente em clubes como Botafogo-SP, Comercial, Sertãozinho e Batatais, além de várias outras modalidades esportivas. Também visitou a estrutura de Belenenses-POR, Roma-ITA, Paris Saint Germain-FRA e Barcelona-ESP, mas ficou positivamente surpreso com o que viu no Vitória.

“Muitas vezes temos a ideia de que fora dos grandes centros teremos estruturas mais enxutas, mas o Vitória é um grande clube do Nordeste e tem uma excelente estrutura. Tem todos os setores fundamentais para um bom desenvolvimento do trabalho de uma comissão técnica. É uma estrutura eficiente, tanto nos equipamentos, quanto no material humano. Existe uma integração e uma sinergia muito positiva”, conta o fisioterapeuta.

Depois de uma semana no Vitória, ele retorna para Ribeirão Preto, onde auxiliará os trabalhos físicos das categorias de base do São Paulo, que firmou uma parceria para usufruir da estrutura da clínica Physio Athletic enquanto estiver na cidade disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na próxima semana, Péricles Machado visitará o próprio São Paulo.