O Brasil está envelhecendo. Dados do censo de 2010 apontam que a população jovem decresce enquanto a porcentagem da população mais madura tende a aumentar cada vez mais, sendo que cresceu de 8,57% para 11,16% comparado ao último censo.

A Organização Mundial da Saúde estima que em 2025, nosso país será o sexto com a maior população de idosos, sendo que hoje o país com o maior número é o Japão.

Envelhecer é inevitável e para algumas pessoas é um grande temor, porém podemos adotar certas precauções para tornar o processo mais tranquilo e prazeroso. É conhecido que a genética é responsável por 25% no modo como envelhecemos, o resto depende dos hábitos que temos durante a vida e aqui vão 5 dicas para um envelhecimento mais saudável.

1- Boa alimentação

Alimentos com muito sódio, açúcares e gorduras saturadas contribuem em uma maior incidência de doenças como hipertensão, obesidade, diabetes, infartos e derrames. Por isso, invista em uma alimentação e produtos que são aliados da longevidade. Cientistas da Universidade Park desenvolveram um estudo acerca dos benefícios de oleaginosas como nozes e castanhas para a saúde e constataram que são alimentos que, se consumidos ao menos cinco vezes por semana, ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas entre 25% e 39%. O sucesso do alimento se dá devido a presença do Ômega 3, também presente nos peixes, e segundo professores da Universidade de Cardiff, pacientes que já tinham problemas cardíacos e consumiam peixe pelo menos uma vez por semana diminuíram em 29% o risco de reincidência.

2- Prática de exercícios

Segundo estudos da Universidade de Estocolmo, a presença da obesidade diminui em 10% para cada ponto acima do seu índice de massa corpórea a expectativa de vida. Além de prevenir a obesidade, a prática de exercícios ajuda a fortalecer os músculos, auxilia no combate de doenças comuns em idade avançada como a osteoporose e o diabetes e ajuda no equilíbrio, o que diminui o risco de quedas. A prática de exercício lhe trará melhor controle do seu corpo, independência e auto estima.

3-Convivência em sociedade

De acordo com pesquisas realizadas pela universidade americana de Brigham Young, a solidão é um fator importante e que afeta a qualidade de vida dos idosos. Segundo o estudo, idosos com uma boa e constante relação de convivência com familiares e amigos aumentam em 50% sua expectativa de vida.

4- Controle de doenças

Mantenha seus exames em dia e visite seu médico ou especialista de confiança regularmente. Muitas das doenças que acometem os idosos podem ser prevenidas com a adoção de um estilo de vida mais saudável e medidas de precaução.

5- Qualidade de vida

Uma boa perspectiva sobre a vida também nos ajuda a viver mais e melhor. Invista tanto no seu bem-estar físico quanto psicológico, cerque-se de pessoas queridas e viva em uma lugar que te agrade sem situações estressantes em excesso. Se movimente e não esqueça que momentos de lazer dedicados a fazer algo que você acha prazeroso são fundamentais.

Realização: Amil Saúde