Foto: Maira Forni

Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria das nossas doenças, se não por todas elas

Joseph Pilates

Os temas saúde, doença e cura fazem parte do nosso cotidiano. Nas filas de supermercados ou do banco, encontros de amigos e familiares é comum ouvirmos as seguintes afirmações: “O mais importante é a saúde” ou “Tendo saúde a gente tem tudo”. Os desejos e felicitações de aniversários e datas comemorativas a mesma coisa: “te desejo saúde, que é o mais importante”.

As pessoas falam isso sem refletir e nem se dão conta de que essas frases não condizem com a verdade, pois existem muitas pessoas doentes ou com “falsa saúde” tomando diversos medicamentos que mantém uma ordem ilusória do organismo, aparentando ser saudável. Tais afirmações se referem ao fato de estarem vivos e conseguindo trabalhar, executando suas funções e seguindo na rotina do dia a dia seja de qualquer forma; com estresse, insônias, gorduras localizadas e dores pelo corpo, falta de disposição, mente cansada, sem clareza mental e muitos outros sintomas.

Bom, mas é fato que a saúde e o bem estar são um dos fatores mais importantes para a nossa vida, algo que preocupa à todos. Mas até que ponto estamos de verdade cuidando da nossa saúde?

É só observamos! As pessoas começam com um remedinho para dormir, para enxaqueca, depois vem um para colesterol, posteriormente os remédios ferem o estômago e tem que tomar um remédio para gastrite, e por aí vai.

Claro que um ou outro pode ser realmente necessário. Mas será que, se a pessoa não tivesse hesitado lá no início e tentando mudar seus hábitos ao invés de já começar a tomar medicamento de uso contínuo, a história não seria diferente?

Eu tenho certeza que sim. E será que têm como reverter estes sintomas e doenças? Sim, eu sou a prova disso; reverti hipotireoidismo, colesterol, pré diabetes, insônias, enxaquecas e outras doenças e sintomas.

É só me acompanharem nas redes sociais para saberem mais sobre minha história.

E como buscar ter saúde, então?

Cuidando da saúde por meio de hábitos corretos, boa alimentação, praticar atividade física regularmente, cuidar da saúde mental, dormir bem, ter lazeres e interesses que nos mantenham ativos e com alegria de viver, prestar atenção nos sinais do corpo respeitando suas funções e necessidades.

Mudar hábitos pode parecer uma tarefa difícil, mas bastam pequenas mudanças no dia a dia e vamos acostumando e principalmente percebendo como nossa vida melhora infinitamente.

E com acompanhamento, dicas e sugestões que darei aqui na minha coluna, tudo ficará mais fácil e prazeroso. Se seguirem minhas sugestões e se dedicarem, terão ótimos resultados!

Estarei quinzenalmente abordando temas sobre saúde física, mental e espiritual. Orientando com hábitos importantes, espalhando saúde e bem estar na vida das pessoas. Aguardem minha próxima matéria!

FB: @vivian.arruda.186
Insta: @vi.vi.arruda

Leia mais:
Vivian Arruda é a nova colunista do Portal Ribeirão Sul