Fernando Reis, o responsável pelo festival Restaurant Week no Brasil, fala com o Ribeirão Sul

O empresário Fernando Reis, do Grupo Mica, falou com exclusividade ao Portal Ribeirão Sul sobre o maior festival gastronômico do Brasil – a Restaurant Week, que chega à 7ª edição em Ribeirão Preto. O evento acontecerá de 18 de maio a 10 de junho. No festival, os bistrôs ou restaurantes oferecem menus completos – com entrada, prato principal e sobremesa – a preço fixo. Todas as casas oferecerão menus no almoço a R$ 43,90 + R$ 1 de doação para entidade beneficente (total R$ 44,90), e, no jantar, a R$ 54,90 + R$ 1 de doação (total R$ 55,90). A entidade escolhida em Ribeirão Preto é o Corassol, que, pelo quarto ano consecutivo, recebe o montante doado voluntariamente pelos participantes do festival.

Ribeirão Sul: O que o festival Restaurant Week tem de novidade para esta primeira edição do ano em Ribeirão Preto?

Fernando Reis: Nós sempre criamos uma temática diferente a cada edição para inspirar os chefs em suas criações para os menus da Restaurant Week. Assim, os pratos, seja entrada, prato principal ou sobremesa, sempre são diferenciados, porém com o toque da casa; ou seja, aquele cliente fiel sabe que a qualidade e o estilo da casa que ele já conhece são os mesmos, mas com um menu especial durante o festival. E sempre há casas que oferecem diferenciais como um vinho com preço competitivo para acompanhar o menu da Restaurant Week, por exemplo. A tradição dos restaurantes e bistrôs e as inovações nos pratos são as surpresas mais esperadas pelos clientes e também os elementos que fidelizam os novos clientes que aproveitam o festival para conhecerem a gastronomia da cidade.

Ribeirão Sul: Por que Ribeirão Preto?

Fernando Reis: A variedade e também a qualidade da gastronomia local chamam a atenção. É uma cidade do interior onde as pessoas cultivam a gastronomia em seus programas de lazer, negócios ou comemorações. Há vários outros detalhes que mostram que o negócio gastronomia em Ribeirão Preto é um importante segmento econômico. Por exemplo, a arquitetura e os projetos de interiores dos restaurantes e bistrôs, a criatividade dos menus, os muitos chefs respeitados na cidade, as escolas de gastronomia para amadores ou para profissionais, as faculdades. Tudo isso acaba fomentando o mercado como um círculo virtuoso: o empresariado investe, incrementa o mercado e isso forma um público curioso e que mantém os negócios; ou seja, um retroalimenta o outro e isso só faz o mercado e o público se especializarem cada vez mais. Esta é uma das boas receitas, no sentido figurado e literal, de Ribeirão Preto. E, por falar em Ribeirão, é bom lembrar que, em cada cidade, escolhemos uma entidade local para ser beneficiada – a Restaurant Week convida os participantes a doarem R$ 1,00 em cada menu e as pessoas contribuem, às vezes, com valores maiores. O Corassol é nosso parceiro e, mais uma vez, é a entidade que receberá essas doações.

Ribeirão Sul:E por falar em temática, qual é o tema desta Restaurant Week?

Fernando Reis: Não poderíamos deixar passar em branco a Copa do Mundo. Por isso, escolhemos o tema Gastronomia Internacional. Os chefs estão convidados a criarem menus inspirados com ingredientes típicos dos 32 países classificados para o Mundial. E mais, podem recriar pratos desses países, podem criar um menu que combine história, receitas ou ingredientes de alguns países escolhidos; ou seja, nossa expectativa é que muitas boas novidades podem aparecer nos pratos.

Ribeirão Sul:Vocês já sabem quais serão as casas participantes desta edição? E como o público pode escolher seus restaurantes preferidos?

Fernando Reis: A divulgação das casas será feita em breve. E no site www.restaurantweek.com.br nós apresentaremos todos os restaurantes e bistrôs, o menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa, de cada um deles, o horário de funcionamento de cada um no festival, pois há casas que participam apenas no almoço, ou só no jantar ou, ainda, temos os que participam da Restaurant Week tanto no almoço quanto no jantar. O site terá telefone e endereço de cada um e é um verdadeiro guia para o público.

Ribeirão Sul: Qual é a história da Restaurant Week?

Fernando Reis: A Restaurant Week é um festival gastronômico que surgiu nas ruas de Nova York ainda na década de 1990. Resolvemos trazê-lo para o Brasil por ser uma excelente oportunidade de divulgar a gastronomia local e de fomentar negócios. A ideia de democratizar a boa gastronomia e aliar isso ao cunho social foi essencial para trazermos a Restaurant Week para o Brasil. O festival valoriza a cultura de cada cidade, incrementa o turismo e impacta em muitos negócios. As pessoas que participam do festival fazem isso como um programa em família, entre amigos ou em reuniões de negócios. E é isso o que queremos proporcionar: uma experiência à mesa com bons momentos regados à criatividade de chefs locais e culinária regional, especializada e internacional.

Ribeirão Sul: Onde acontece o festival no Brasil?

Fernando Reis: Dezenas de cidades, especialmente as capitais, estão na Restaurant Week no Brasil. No interior, apenas Ribeirão Preto e Campinas. Em 2018, também estão no evento: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Salvador (BA). Antes de trazer o nome Ribeirão Preto Restaurant Week, a cidade já havia participado do festival, mas com o nome São Paulo Restaurant Week. A aceitação do evento foi tão grande, que decidimos criar a edição exclusiva para Ribeirão.