Como saber se é dengue, febre amarela, zika e chikungunya?

Imagem: Pixabay

Os sintomas da dengue, febre amarela, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo o mosquito Aedes aegypti, são muito parecidos e o diagnóstico pode tornar o tratamento mais eficaz. A dor de cabeça, febre e dores musculares são sintomas comuns em todas, segundo o pesquisador Bernardino Alves Souto, docente do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialista na área de Epidemiologia.

Na febre amarela, a mais grave das doenças transmitida pelo mosquito, os sintomas incluem dores musculares e nas articulações. Em alguns casos, a doença evolui e passa a apresentar sintomas semelhantes aos da hepatite, como olhos amarelos, urina escura e uma forte debilidade orgânica. A mortalidade da febre amarela é alta e atinge entre 40% e 50% das pessoas, explica o pesquisador.

Já os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, nos olhos e a dor muscular é mais intensa. O quadro pode agravar e progredir para a dengue hemorrágica. “Se um caso de dengue for tratado como zika ou chikungunya, oportunizamos a ocorrência de complicações mortais. O contrário não causa nenhum dano”, explica o pesquisador.

O zika vírus apresenta os mesmos sintomas iniciais, com maior ocorrência de manchas na pele e coceira. A presença do vírus, às vezes, passa despercebida em alguns pacientes, mas pode causar problemas graves em bebês durante a gestação, como a microcefalia, e induzir a problemas neurológicos sérios em quem é infectado.  No caso da chikungunya, além dos sintomas iniciais comuns as outras doenças, provoca dor articular mais intensa e prolongada.

O tratamento serve para o alívio dos sintomas de febre, dor e mal-estar e o uso de anti-inflamatórios é contra indicado em casos de suspeita dessas doenças, alerta Souto

 Saiba mais sobre os sintomas:

– Febre amarela- febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações. Se a doença evolui, apresenta sintomas semelhantes aos da hepatite, como olhos amarelos, urina escura e uma forte debilidade orgânica.

Dengue- febre, dor de cabeça, nos olhos e a dor muscular é mais intensa.

– Zika Vírus- mesmos sintomas iniciais, com maior ocorrência de manchas na pele e coceira.

– Chikungunya– sintomas iniciais comuns às outras doenças, provoca dor articular mais intensa e prolongada.

 

Bronze Jeans Coleção