O mercado de financiamento imobiliário apresentou os melhores resultados nas operações de crédito em boa parte das cidades do interior de São Paulo, no comparativo anual para o mês de maio. Sertãozinho foi a cidade com o maior percentual de crescimento no estoque em carteira (7,4%), seguida por São José do Rio Preto (5%), Ribeirão Preto (4,3%) e Araraquara (4,1%). A análise faz parte do Boletim Crédito do Ceper/Fundace, elaborado a partir dos indicadores do Banco Central.

Já as modalidades de financiamentos em geral e agronegócio continuaram em queda no interior paulista, com recuo de 22,8% e 3,8%, respectivamente. No período, Franca teve redução de 62,8% nos financiamentos em geral, acompanhada por Campinas (-31,2%) e Araraquara (-29,2%). No agronegócio, o desempenho negativo nas operações chamou a atenção principalmente em São José do Rio Preto (-14,2%) e Araraquara (-9,0%).

No estoque total das operações de crédito, as maiores retrações ocorreram nos municípios de Franca (-4%), Araraquara (-3,8%) e Campinas (-3,5%), enquanto a menor foi em São José do Rio Preto (-0,8%).

Embora as variações negativas nas operações – total e maioria das modalidades -, há uma tendência para queda na inadimplência e estabilidade no saldo de crédito. “A manutenção dessa trajetória é fundamental para o retorno dos investimentos no país, o fortalecimento do consumo e um maior dinamismo da economia brasileira”, avalia o pesquisador Luciano Nakabashi, que coordena o estudo em conjunto com as pesquisadoras Francielly Almeida e Caio Albanezi.

Os dados completos do Boletim Crédito, de agosto de 2018, podem ser acessados no site da Fundace: https://www.fundace.org.br/_up_ceper_boletim/ceper_201808_00388.pdf

Leia mais:

Região de Ribeirão Preto segue com saldo superavitário nas exportações

Região de Ribeirão Preto registra melhora na geração de empregos

Sobre o Ceper – O Centro de Pesquisa em Economia Regional (Ceper) foi criado em 2012 e tem como objetivo desenvolver análises regionais sobre o desempenho econômico e administrativo do País. Reúne a experiência de diversos pesquisadores da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) da Universidade de São Paulo em pesquisas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e Social em nível regional, a análise de Conjuntura Econômica, Financeira e Administrativa de municípios e Gestão de Organizações municipais, entre outros. A iniciativa de criação do Centro foi dos pesquisadores Rudinei Toneto Junior, Sérgio Sakurai, Luciano Nakabashi e André Lucirton Costa, todos da FEA-RP/USP. Os Boletins Ceper têm o apoio do Banco Ribeirão Preto, Stéfani Nogueira Urbanização, Incorporação e Construção, São Francisco Clínicas, Citröen Independance, Ribeirão Diesel e CM Agropecuária e Participações.

Sobre a Fundace – A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 1995 para facilitar o processo de integração entre a FEA-RP e a comunidade. Oferece cursos de pós-graduação (MBA) e extensão em diversas áreas. Também realiza projetos de pesquisa in company, além do levantamento de indicadores econômicos e sociais nacionais regionais.

Bronze Jeans Coleção