Rafael dos Anjos, Eduardo Amorim e Leonardo Romanelli Rafael Cautella / ACIRP

A ação “10 Dias de Combate a Corrupção” teve seu encerramento oficial nesta quinta-feira (22/11) com a mesma alta frequência com que iniciou seu trabalho pioneiro no Brasil. A apresentação dos resultados obtidos com o uso da plataforma online de inteligência artificial reuniu algumas das mais importantes entidades de classe de Ribeirão Preto e do Estado, como o Observatório Social, a Amarribo BR, a Associação Comercial e Industrial (ACIRP), o Instituto Ribeirão 2030, a Frente Cívica e o Ministério Público Estadual, que abriu suas portas para a apresentação do balanço final.

O Ministério Público e as entidades que apoiaram e participaram ativamente da ação reservaram uma grande novidade para o final do evento: o anúncio de que o RevelaGov, a plataforma de combate à corrupção, continuará disponível gratuitamente para a população de Ribeirão Preto.

A plataforma transforma dados públicos em informações tratadas, comparadas de forma descomplicada para que qualquer cidadão possa entender para onde e como está sendo gasto o seu dinheiro pelos órgãos públicos.

Através desta ferramenta, é possível identificar indícios de irregularidade, comparar as cidades, detalhar e consolidar todas as despesas da cidade e acompanhar a efetividade dos gastos municipais.

“O RevelaGov é uma tecnologia que atingiu o ápice do que há disponível no mundo inteiro. As agências de inteligência mais sofisticadas, como o FBI, utilizam ferramentas muito similares a esta de Ribeirão Preto”, informou o promotor de Justiça Leonardo Romanelli sobre a plataforma online que foi oferecida gratuitamente para o ribeirão-pretano no evento “10 Dias de Combate à Corrupção”.

Membro do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco), Romanelli disse que estes 10 dias foram um marco histórico para a cidade, assim como a Operação Sevandija. “A Sevandija foi uma ação de combate e repressão à corrupção. Com o RevelaGov, o potencial é muito maior, porque a plataforma dá poder a quem precisa ter poder: a sociedade”, completou.

Resultados
Até o momento, o sistema de inteligência artificial da plataforma selecionou mais de 30 denúncias cadastradas pelos participantes do evento. Inconsistências no setor público ribeirão-pretano vão desde nepotismo até a cópia de processos licitatórios. Todos os casos serão encaminhados aos órgãos competentes de controle externo.

Monitoramento contínuo
O promotor Romanelli aproveitou o encerramento do 10 Dias para fazer uma convocação. “Todos nós somos especialistas em ler jornais e criticar a situação atual, mas precisamos fazer mais, participar mais, sermos protagonistas deste combate”. Ele acredita que quando a população se familiarizar com a ferramenta, a cidade não vai apenas combater, mas também prevenir a corrupção.

Participação
O 10 Dias realizou palestras com os mais importantes nomes do combate à corrupção no País, especialistas em Finanças Públicas, Transparência e
Gestão, autoridades como o juiz e professor de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo José Maurício Conti, o procurador de Justiça e criador Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu, e o Delegado Chefe da Polícia Federal de Ribeirão Preto, Edson Geraldo de Souza.

Faculdades do câmpus da USP em Ribeirão Preto, como FEA-RP e Direito, realizaram microeventos em parceria com o 10Dias. Autoridades, grupos organizados e munícipes se dirigiram até a ACIRP onde uma sala foi reservada para receber quem precisasse de assistência técnica para a utilização da plataforma online RevelaGov.

Rompendo fronteiras
Para os organizadores, é difícil dimensionar com exatidão a população que foi impactada durante o 10Dias. Segundo o cofundador do RevelaGov, Rafael dos Anjos, centenas de milhares de internautas receberam notícias do evento de páginas coletivas e individuais que replicaram as ações nas redes sociais. “A mídia escrita e falada deu a maior contribuição possível, levando o evento e revelações para uma comunidade de mais de três milhões e meio de pessoas”, disse Dos Anjos. “Centenas de ribeirão-pretanos nos procuraram para receber uma assistência personalizada ou para acompanhar as palestras, que também foram assistidas por milhares de internautas”, completou.

“O 10Dias de combate à corrupção foi sediado em Ribeirão Preto, mas abriu os olhos de uma multidão de pessoas muito além dos limites do município e até da região”, finalizou.

Bronze Jeans Coleção