Assim como as impressões digitais, a voz de um indivíduo é única. Identificamos a pessoa, ao ouvirmos a sua voz. E mais, notamos principalmente, o estado emocional dela por meio da entonação, intensidade, ritmo e volume. Se ela canta, pode potencializar todos os sentimentos. Dessa forma, a voz e o canto, numa relação simbiótica, são singulares como instrumento musical, revelando a expressão interna de cada um.

Mas, o canto não é só emoção. Um simples resfriado ou uma rinite ou um refluxo gástrico é fatal para esse instrumento. É como ter uma corda arrebentada em um violão ou uma tecla falha no piano. Uma boa voz, então, depende de um corpo saudável, e é necessário saber relaxar os músculos, ter flexibilidade, força e resistência e, principalmente, possuir uma propriocepção aguçada, sensibilidade para sentir o próprio corpo.

Para poder, nesse contexto, ter uma constância e qualidade no desempenho vocal, é primordial que haja um “certo” domínio do corpo, da mente e das emoções. Como ter o controle das tensões do dia-a-dia? Como não se resfriar? Ou como cantar, desempenhando bem, nas mais diversas condições psíquicas e físicas?

Cantar, quando se está feliz, relaxado, de bem com a vida, é fácil! O que fazer quando temos que cantar quando paira uma “nuvem escura sobre nossas cabeças”? É preciso, antes de mais nada, possuir um autoconhecimento bastante apurado das dimensões tanto físicas como psíquicas. Assim, é primordial cantar, com uma boa técnica, todos os dias, e buscar sempre a boa saúde física e mental. Só assim poderemos aprender a contornar as intempéries rotineiras, sem prejudicar nosso desempenho vocal, pois a voz é um instrumento musical muito autêntico.

Maria Yuka de Almeida Prado
Soprano, professora-doutora em Canto pela USP, Coordenadora do Laboratório de Performance e Ciências do Canto e Membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Laboratório de Ciências da Performance do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Bacharelado em Canto pela Faculdade de Música Kunitachi e especialista em Canção Japonesa e Francesa pelo Centro de Pesquisa de Canções Japonesas e Francesas em Tóquio, Japão.