Instituto Ribeirão 2030 assina parceria com a ONU

Recém-criado em Ribeirão Preto (SP), o Instituto tem como objetivo detectar e discutir problemas da sociedade, contribuir para as soluções e atuar por uma cidade cada vez mais sustentável, alinhado ao Programa Cidades do Pacto Global da Organização das Nações Unidas

Na próxima terça-feira (15/5), às 14h, no auditório da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), o Instituto Ribeirão 2030 – recém-criado por meio de uma iniciativa inédita da sociedade civil – firmará parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), oficializando sua adesão ao Programa Cidades do Pacto Global que reúne governos, empresas, sociedade civil e universidades para desenvolver projetos inovadores e buscar soluções sustentáveis para os desafios urbanos complexos.

A assinatura será durante o evento “Caminhos do Desenvolvimento Sustentável”, que contará com as presenças de Michael Nolan, diretor-executivo mundial do Programa Cidades do Pacto Global, e de Patrícia Iglecias, diretora do escritório regional para a América Latina, a convite do prefeito do Campus da USP/Ribeirão Preto, Prof. Dr. Américo Sakamoto. Antes disso, no dia 14/5 (segunda-feira), representantes do Instituto Ribeirão 2030 marcarão presença no encontro com Nolan, na sede da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), em São Paulo, se posicionando como a primeira organização civil a aderir ao Programa.

Sustentável em sentido amplo

O Programa Cidades do Pacto Global prevê a implantação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da Agenda 2030 da ONU, ex: Educação de qualidade, Consumo e produção responsáveis, Trabalho decente e crescimento econômico, Saúde e bem-estar, Redução das desigualdades, entre outros.

“Tudo que acontece na nossa cidade está dentro dos 17 ODSs trabalhadas pela ONU. O Instituto Ribeirão 2030 não só vai deixar a cidade ainda mais alinhada à agenda da Organização das Nações Unidas, como também dará mais voz à sociedade civil que poderá participar diretamente da construção de um mundo mais ético, justo e sustentável. Fazendo nossa parte aqui, na cidade, daremos nossa contribuição para o futuro do Brasil!”, explica José Batista Ferreira, vice-presidente do Instituto Ribeirão 2030.

Ribeirão Preto: Caminhos do Desenvolvimento Sustentável

Local: ACIRP – Rua Visconde de Inhaúma, 489, centro.

Data: terça-feira, 15/05

Horário: 14h

Organização: Instituto Ribeirão 2030, ACIRP, IEA/USP – Polo Ribeirão Preto e Programa Cidades – Pacto Global ONU.

Bronze Jeans Coleção