Região de Ribeirão Preto registra melhora na geração de empregos

No mês de abril, houve abertura de 2.961 vagas, saldo significativamente superior aos 723 postos de trabalho criados no mês anterior

Ribeirão Preto criou 589 postos de trabalho no mês de abril deste ano, 222 vagas a mais em relação ao mesmo período de 2017. Entre os setores, Serviços apresentou o maior volume de contratações (319 vagas líquidas) e apenas a Indústria demitiu, com 115 postos eliminados no período. Já na região, a indústria foi responsável pelo maior número de contratações: 725 vagas líquidas.

No acumulado de 12 meses, são 5.169 contratações, reação positiva frente às 3.216 demissões registradas entre maio de 2016 e abril de 2017. Os dados são do Boletim Mercado de Trabalho de Julho, divulgado pelo Ceper/Fundace, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Assim como Ribeirão Preto, a cidade de Sertãozinho também empregou em abril. Foram geradas 282 vagas, um alívio diante dos 1.100 postos extintos em março deste ano. Já Franca, apesar de ter aberto 508 novas vagas, registrou um desempenho inferior aos 789 postos criados no mês anterior.

Ainda no Estado de São Paulo, São José do Rio Preto encerrou o mês de abril com a criação de 676 postos líquidos de trabalho, ante os 182 gerados no mês anterior; e Campinas abriu 1.604 vagas, mais do que o dobro do registrado em março (581 vagas).

Em âmbito nacional, todos os setores analisados apresentaram saldo positivo nas contratações. O setor de Serviços foi o que mais contratou, com um saldo positivo de 65.217 vagas líquidas. O setor do Comércio registrou contratações líquidas em todas as regiões analisadas, com exceção de Sertãozinho. Já Agropecuária foi o setor que menos contratou.

“Embora tenhamos um quadro mais favorável, ainda há muitas incertezas sobre o ritmo da economia, principalmente com a proximidade das eleições, o que deixa os empresários cautelosos e pode frear novos investimentos nos próximos meses, com impacto na
geração de novos empregos”, avalia o pesquisador do Ceper/Fundace e coordenador do Boletim, Sérgio Sakurai.

O Boletim Mercado de Trabalho completo está disponível no site da Fundace: https://www.fundace.org.br/_up_ceper_boletim/ceper_201806_00374.pdf.

Sobre a Ceper – O Centro de Pesquisa em Economia Regional (Ceper) foi criado em 2012 e tem como objetivo desenvolver análises regionais sobre o desempenho econômico e administrativo regional do País. Reúne a experiência de diversos pesquisadores da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) da Universidade de São Paulo em pesquisas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e Social em nível regional, a análise de Conjuntura Econômica, Financeira e Administrativa de municípios e Gestão de Organizações municipais, entre outros. A iniciativa de criação do Centro foi dos pesquisadores Rudinei Toneto Junior, Sérgio Sakurai, Luciano Nakabashi e André Lucirton Costa, todos da FEA-RP/USP. Os Boletins Ceper têm o apoio do Banco Ribeirão Preto, Stéfani Nogueira Incorporação e Construção, São Francisco Clínicas, Citröen Independance, Ribeirão Diesel e CM Agropecuária e Participações.

Bronze Jeans Coleção