Foto: Thabata von Söhsten
Thabata von Söhsten

Na matéria anterior nós conversamos um pouco sobre como encontrar o seu estilo, e se você seguiu o passo a passo de como fazer isso, com certeza deve ter encontrado alguma coisa né?! E por isso eu imaginei que agora você deve estar se perguntando: “Bom, agora que eu me encontrei, por onde eu devo começar?” E a resposta é: “podemos começar pelas coisas mais simples”, mas que não necessariamente são as mais fáceis de se fazer.

Quadros são um dos elementos essenciais para transformar e dar vida ao ambiente, então podemos começar por eles, pois eles realmente podem mudar significativamente o espaço, trazendo até mesmo a sua personalidade estampada nas paredes. Mas qual é tamanho do quadro e a altura correta que ele deve ficar do chão? Eu gosto muito de trabalhar com alinhamentos, esse é o ponto inicial para gente começar a pensar no desenho correto de um espaço. Por exemplo: as vezes eu coloco o quadro na altura “padrão” mas ele é muito cumprido e passa da altura da porta, então, nesse caso, eu desço ele pra deixar exatamente alinhado com a guarnição da porta. O ideal é que o quadro esteja sempre na linha do observador, por vários motivos, pois o quadro é para decorar o ambiente e se observado. Em geral, a linha do observador varia de 1,60 para mulheres e 1,70 para homens, considerando que essa medida pelo eixo, ou seja: o centro do quadro.

Agora podemos ir para os tapetes que tem um papel muito importante na decoração, pois um ambiente sem tapetes acaba ficando sem vida. Mas é preciso escolher um tapete e saber o que vai representar na decoração da sua casa. Por exemplo, se optar por um tapete claro, o ideal é dar destaque para os móveis, almofadas e etc., mas se você quer dar aquele tcham, pois os móveis são neutros, podemos abusar um pouco nas cores e estampas. O geométrico é o queridinho da vez, pois ele realmente deixa o ambiente com um ar mais despojado e os detalhes pode estar apenas nas formas geométricas. Em relação ao tamanho ideal, temos que pensar que o tapete tem que “abraçar” os móveis. Ou seja, se você tem uma sala com sofá, poltronas e mesa de canto, esse tapete tem que pegar esses móveis, porque um tapete pequeno, deixa o ambiente ainda menor.

As cortinas acabam não sendo tão valorizadas e muitos só colocam alguma coisa na janela para tampar a luz do sol que entra no ambiente. Mas uma cortina bem-feita e no estilo ideal, pode se tornar um grande destaque. Uma dica muito importante é o tamanho delas, quando a cortina é de tecido, eu costumo colocar até o chão (se não tiver nada em baixo) e gosto de passar 15 centímetros de cada lado da janela para não correr risco de ficar curta nas laterais e acabar passando um pouco de luz. No caso de ter algum móvel em baixo da janela, o mais indicado é trabalhar com persianas, pois elas podem ser menores e parar em cima do móvel.

Essas foram algumas dicas básicas para vocês começarem a transformar alguns ambientes da casa. Para quem quiser mais dicas, ver como funciona o dia a dia de um escritório de Arquitetura e Design de Interiores, visitas em obra e muita mais, nos siga no Instagram @016arquitetura

Leia mais: Faça você mesmo! Encontre a decoração ideal para sua casa

Thabata von Söhsten

(16) 98857 9992
Instagram: @016arquitetura
Email: 016arquitetura@gmail.com