Cada coisa tem seu lugar

Quando a família faz mudança, viaja, repagina os ambientes ou vivencia qualquer tipo de alteração cotidiana, pode provocar o caos ou abrir uma janela de oportunidades. A personal organizer Pamela Urrutia fala que essas ocasiões são perfeitas para descartar ou dar a destinação correta para objetos da casa.

O profissional de organização surgiu nos Estados Unidos há cerca de 30 anos. No Brasil, a atividade vem sendo desenvolvida há pouco mais de uma década. Na Europa, é menos comum do que aqui. Seu propósito não é arrumar, é organizar.

“Um lugar pode estar arrumado sem estar organizado. A organização é um processo que envolve etapas; dentre elas, criar lugares próprios para cada um dos objetos que você gosta e valoriza. Espaços saudáveis ajudam a você curtir sua família e darão tempo para viver sua vida”, resume Pamela.

Se cada família é única, cada projeto de organização também é. Mas, é possível começar a olhar para a casa com outros olhos seguindo as dicas da organizadora:

1 – Organize um espaço de cada vez, desta forma será possível ver o que há em cada um deles, categorizar, descartar e preservar o que é realmente necessário.

2 – Questione sempre a utilidade de um objeto. Por exemplo: uma roupa do dia-a-dia que não é usada há um ano pode ser encaminhada para doação, caso o usuário defina que realmente não a usará mais.

3 – Valorize suas memórias. Preserve imagens e objetos expondo-os ou guardando-os de forma correta, para não sofrerem com o desgaste do tempo. Fotos em papel, por exemplo, podem colar umas nas outras, caso não estejam guardadas corretamente.

Para quem quer conhecer mais sobre o trabalho de Pamela, acesse sua página no Instagram ou entre em contato pelo telefone 16 99359-6372.