Diferentes soluções para proteção solar e conforto térmico

O verão está chegando e, com ele, chegam as altas temperaturas e a maior incidência de sol. Com os aumentos recentes na conta de luz, a utilização constante de ar-condicionado e ventilador tem ficado inviável. A feira R+T South America, que acontecerá em maio de 2018, em São Paulo (SP), e a Glass South America divulgaram algumas soluções para reduzir o calor dos ambientes, com soluções que garantem a proteção solar e o conforto térmico.

É muito importante que o arquiteto ou engenheiro avalie qual das opções se encaixa melhor na necessidade do cliente, de acordo com a incidência de radiação solar, iluminação, controle térmico, aparência harmoniosa e orçamento disponível.

1- Cortinas e persianas

As cortinas e persianas são recursos simples, econômicos e práticos para fugir das altas temperaturas. Além disso, ainda podem ser utilizadas como peça de decoração. Segundo Mauricio de Queiroz, da Bedeque Persianas, essa é uma boa opção para ajudar a refrescar o ambiente, pois os produtos podem ser fabricados com tecidos que possuem tratamentos específicos para o controle térmico.

Um dos modelos mais buscados no mercado é a cortina de rolo. Segundo Terezinha Semprebon, da Sunshine Cortinas e Persianas, o produto tem várias opções de tecidos especiais que proporcionam a proteção solar, garantem ventilação constante e impedem a entrada de raios UV.

2- Vidros refletivos

Os vidros refletivos apresentam tecnologia avançada para o conforto térmico e controle da luminosidade. A metalização integrada ao vidro faz com que boa parte da radiação solar seja refletida para o ambiente externo. O bloqueio de calor e luz varia de acordo com a cor do vidro e o grau de reflexão. “Esses vidros são capazes de bloquear o calor em até 70%. Além de garantir privacidade devido à estética espelhada, eles também permitem a entrada de luz natural, ajudando na economia de energia e mantendo a temperatura agradável por mais tempo”, explica Marlene Moura, da Divinal Vidros.

Entretanto, não são todos os tipos de vidro que garantem o controle térmico. “O vidro na forma simples não é capaz de isolar o calor. Pelo contrário, por uma questão física, o calor não volta para o lado externo, criando um ‘efeito estufa’ dentro dos ambientes. Os vidros refletivos têm uma camada metalizada que reflete boa parte da luz do sol bem como da radiação”, explica Rebeca Andrade, da PKO do Brasil.

Apesar do custo elevado, os vidros refletivos são ótimas opções para investimentos em longo prazo. Por barrarem o calor e controlarem a luminosidade, esses materiais permitem economia de energia elétrica. “A economia pode ser de R$ 30 a R$ 40 por metro quadrado de vidro instalado, por ano, em relação ao vidro comum”, acrescenta Rebeca.

3- Toldos e arquitetura leve

Por conta da estética, os toldos nunca foram um dos recursos mais procurados para o controle térmico. Porém, ao longo dos anos, a indústria se modernizou e buscou novos modelos. Hoje, o toldo mais comum é o retrátil ou vertical retrátil, mas outras coberturas e sistemas inovadores ganham mais espaço no mercado, como coberturas tensionadas, pérgolas e arquitetura leve – feitas com membrana têxtil. “Existem mecanismos automatizados e materiais de alta tecnologia que harmonizam com as construções e geram conforto térmico”, diz Andreas Schultheiss, da Toldo-Vela.

Outra dica importante é que os meses que antecedem o verão são os que as pessoas mais buscam por esses produtos. O aumento está atrelado a uma série de fatores como: altas temperaturas, famílias arrumando a casa para as datas festivas e recebimento do 13° salário. Por isso, é importante verificar preços, qualidade e prazo de entrega do produto.