Nos últimos cinco anos, aumentaram 47% os trabalhos realizados por arquitetos e urbanistas, segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Um bom projeto de interiores pode abater 25% dos custos de execução da obra, além de impedir problemas com fornecedores ou retrabalho. São muitos os casos de pessoas que não contrataram mão-de-obra profissional e se arrependeram. Muitos vão por esse caminho em razão dos valores praticados no mercado.

Os arquitetos Fernanda Castilho, Ivan Cassola e Rafael Haiashida criaram uma alternativa para evitar esse tipo de problema e lançaram, recentemente, uma plataforma de arquitetura que oferece serviços on-line para quem vai reformar ou decorar o imóvel. A novidade se chama ArkDek e serve para conectar o cliente aos arquitetos de maneira 100% digital. A proposta é entregar um projeto técnico completo mais barato e rápido.

Um novo olhar para obras

Projeto elaborado pelos arquitetos da ArkDek | Foto: arquivo ArkDek

O primeiro passo é identificar o estilo de decoração para o projeto e, para isso, o app disponibiliza um teste e guia de estilo. A plataforma oferece projetos técnicos on-line por R$ 400 o ambiente e descontos entre 5% e 15% ao escolher mais cômodos. “A plataforma vai tornar os serviços arquitetônicos mais econômicos, com valor mais acessível e com projetos técnicos customizados, rápidos e de qualidade”, explica Ivan.

Neste sistema, todo o trabalho é on-line; ou seja, o arquiteto não vai até a obra e nem acompanha diretamente a execução. Assim, os custos são reduzidos consideravelmente e o profissional otimiza bastante seu tempo. Um projeto que exigiria pelo menos 45 dias de trabalho na forma tradicional, leva 25 dias no ArkDek.

Projeto elaborado pelos arquitetos da ArkDek | Foto: arquivo ArkDek

Após a compra do projeto, o cliente recebe um questionário detalhado, onde anexará fotos dos ambientes, imagens de referências e arquivos que achar necessário. O cliente também pode falar com o arquiteto, através de uma reunião on-line, e depois receberá uma planta conceito com imagens de referências para verificar se a ideia do projeto atende suas necessidades. Após aprovada, o arquiteto segue com os desenhos técnicos.

No final, é entregue um guia completo para execução da obra. Nele constam informações como a lista com a quantidade e tipos de materiais, imagens de referência, indicações de localização e medida dos mobiliários, tipos de pisos e revestimentos, planta de demolição, pontos de hidráulica e elétrica, entre outros detalhes técnicos.