Nicole Povel, proprietária da PapaPets, aposta na fabricação de alimentos com ingredientes naturais. Foto: Cléber Akamine

Quem é tutor de um cão conhece a alegria de dividir os dias com um amigo de quatro patas. Todo esse amor tem movimentado um mercado importante. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação (ABINPET), em 2017, a indústria de produtos para animais de estimação faturou R$ 20,37 bilhões, cerca de 7,9% a mais do que em 2016. O segmento de pet food lidera esse mercado, representando 68,6% do faturamento.

Neste negócio em ascensão, um movimento que tem crescido é o das pessoas que querem oferecer uma alimentação mais saudável aos seus animais. Assim como no caso dos humanos, a ingestão de legumes e frutas traz muitos benefícios para os animais. “O consumo diário de alimentos naturais contribui para o controle do peso, oferece mais disposição, proporciona uma pelagem mais saudável e reduz a lágrima ácida dos cachorros”, explica a engenheira de alimentos Nicole Povel, que é proprietária da PapaPets Alimentos Naturais.

A empresa, que atua em Ribeirão Preto e São Paulo, registrou um crescimento de 50% em seu faturamento em janeiro de 2019, quando comparado ao mesmo período de 2018. A PapaPets oferece alimentação diária para cães, por meio de assinaturas mensais, com opções para cães adultos, filhotes e cardápios especiais para controle de peso ou dermatites.

A empresa também fabrica os PapaPetiscos, nos sabores banana, cenoura e beterraba e oferece um kit completo para quem deseja fazer uma festinha para seu amigo peludo. O pacote contém bolo, docinhos, salgadinhos e “cãopcakes”, todos elaborados com carnes e legumes.

Saúde e bem-estar para os animais – Os tutores que optam em oferecer a alimentação natural aos seus cães querem proporcionar mais saúde para os seus animais. Esse é o caso da administradora de empresas Camila Paulino, que oferece alimentação natural para seus cachorros há três anos. “Eu me interesso muito por informações ligadas ao universo pet e comecei a prestar mais atenção aos benefícios dos alimentos naturais”, explica.

Ela conta que iniciou uma transição gradativa, da ração para a alimentação natural, para o Pingo, vira-lata de 4 anos. Seu outro cachorro, Theo, da raça Spitz, só se alimenta de comida natural desde que nasceu. “No caso do Pingo notei que ele ganhou muito peso depois da castração. Consegui controlar essa questão desde que ele passou a se alimentar da comida natural. Ele o Theo são muito ativos, dormem melhor e não ficam mais desesperados para comer a minha comida”, ressalta Camila.

Alimentação natural proporciona mais saudável aos animais. Foto: Cleber Akamine

Benefícios dos ingredientes – Confira abaixo os benefícios oferecidos pelos ingredientes que compõem a alimentação natural.

Arroz parboilizado – A palavra parboilizado significa “parcialmente fervido”. O processo de fervura garante que parte dos nutrientes da casca dos grãos de arroz sejam integrados à camada interior. Esse processo torna o arroz parboilizado uma opção mais nutritiva do que o arroz branco.

Cenoura – É um excelente alimento para os cães e pode fazer parte da dieta regular, tendo sempre em vista as características de cada cachorro e equilibrando as quantidades para cada dieta. É rica em betacaroteno, tem alto poder antioxidante, aumenta imunidade e diminui o risco de doenças.

Beterraba – Apresenta várias propriedades nutricionais importantes, que promovem o bom funcionamento do sistema digestivo e ajudam na prevenção de diversas doenças, como a anemia. Além de colaborar para o fortalecimento do sistema imunológico e estimular a produção dos glóbulos vermelhos, este tubérculo é ainda uma importante fonte de ferro, vitaminas, fibras e proteínas.

Carnes – A proteína animal é de extrema importância para o funcionamento do sistema imunológico dos cães. Nas dietas da PapaPets são utilizadas a bisteca suína, músculo bovino, peito, moela, coxa e sobrecoxa de frango.

Batata doce – É um alimento seguro para os cães, fornece muitos benefícios para a saúde e tem um sabor doce que agrada aos animais.  Possui baixo teor de gordura e contém vitamina B6, vitamina C e manganês.  É rica em betacaroteno que, ao ser convertido em vitamina A oferece benefícios para a visão, crescimento e força muscular. Na PapaPets este ingrediente está presente na dieta para cães com sobrepeso.

Batata inglesa – É um legume amiláceo, ou seja, fonte de amido, portanto oferece energia de fácil absorção. Para eliminar suas toxinas é necessário que seja feito o cozimento e que ela esteja madura. Nas formulações da PapaPets está presente na versão para filhotes, pois oferece muita energia para os pequenos crescerem com saúde.

Banana – Ótima fonte de potássio para os humanos e para os cães, fundamental para o bom funcionamento dos músculos. Ajuda no trato gastrointestinal e possui magnésio, que colabora com a absorção de vitaminas e fortalecimento dos ossos. Os cães geralmente adoram banana, pois o açúcar presente na fruta aguça o olfato dos peludos.