Baseada em Ribeirão Preto, a Cervejaria Pratinha prepara-se para apresentar seus sabores mais exóticos nos Estados Unidos. Em setembro, a marca irá participar do Octfest, festival de música e cerveja artesanal organizado pelos sites Pitchfork e October, uma das mídias mais relevantes dos universos da música e da cerveja, respectivamente. Esta é a segunda edição do festival.

O evento acontece em Nova Iorque, na Governors Island, nos dias 8 e 9 de setembro, e irá receber mais de 90 cervejarias de 15 países. Grandes shows também estão programados: The Flaming Lips,  BADBADNOTGOOD, Nile Rodgers & CHIC, Saba, Yo La Tengo, Preoccupations e Madison McFerrin são alguns dos nomes confirmados.

Convidada oficial da Cervejaria Colorado, que também será uma das quatro brasileiras a participarem do festival, a Pratinha deverá apresentar ao público americano quatro rótulos com muita história pra contar:

Porter, Porteira & Portão – Porter com paçoca
Inspirada pelas American Peanut Butter Porters, esta é uma homenagem aos “erres” puxados do interior brasileiro. Leva uma boa dose de paçoquinha com toques de nibs de cacau. Medalha de ouro do Festival Brasileiro de Cerveja deste ano.

Cabruca – Catharina Sour com polpa de cacau
Nada de chocolate! A polpa do cacau traz sabor de fruta fresca e acidez moderada a este estilo tipicamente brasileiro. A receita leva cacau cabruca, cultivado à sombra da Mata Atlântica no Sul da Bahia.

Kamayurá – Maibock com jatobá
A cerveja faz referência ao povo indígena que habita a bacia do Rio Xingu, na Floresta Amazônica. Na receita, jatobá, a fruta símbolo dos Kamayurás, que a utilizam em sua alimentação, na feitura de canoas, redes e outros artefatos.

Birudo – Witbier com Yuzu
A cerveja faz reverência à cultura milenar japonesa com uma receita que une lúpulo Sorachi Ace e o fruto cítrico Yuzú. A união inusitada e surpreendente traz características únicas ao sabor e aroma da Birudô.

SOBRE A PRATINHA
Fundada em 2013 e atualmente com 15 rótulos em seu portfólio, a Cervejaria Pratinha vem ganhando destaque no mundo cervejeiro pelas apostas em inovação e sustentabilidade. Entre as suas ações em favor do meio ambiente, estão o uso de energia solar na fábrica, fotobiorreator de algas e tratamento de 100 % dos resíduos.

Além disso, as bolachas interativas produzidas com realidade aumentada fazem muito sucesso entre o público e o aplicativo Beer Hack App possibilita que os consumidores “interfiram” nas receitas das cervejas e participem da criação de novos produtos.  (disponíveis na Apple App Store e Google Play Store)

A Pratinha também vem colecionando importantes premiações ao longo dos anos como:  

  • World Beer Awards 2018: Medalha de bronze (Darkmoon), Prêmio de Melhores do Brasil (Culotte de la Duchesse e Capricó)
  • International Beer Challenge 2018 em Londres: Medalhas de prata (Conclave, Capricó e Oi, Zé), medalha de bronze (Porter, Porteira e Portão) e medalha de bronze na categoria design e embalagem (Birudo)
  • Festival Brasileiro de Cerveja 2018 – Medalha de ouro (Porter, Porteira e Portão)
  • International Beer Challenge 2017 em Londres: Medalha de prata (Darkmoon) e medalha de bronze (Culotte de la Duchesse)
  • World Beer Awards 2017 no Reino Unido: Melhor Design da Linha de Cervejas do Mundo (World’s Best Range) e Melhor Design de Garrafa (Birudo e Pratipa)
  • Brasil BRAU 2017 – Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja (2º lugar na categoria Sustentabilidade)
  • Aro Rojo no México 2017- Medalha de prata (Capricó)

Leia mais:
Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto é reconhecido como APL – Arranjo Produtivo Local