Ciclismo de RP se sagra campeão brasileiro individual e por equipe

Time comandado pelo técnico Marcelo Donabella conquistou o tricampeão brasileiro de estrada e Rodrigo Nascimento foi o melhor atleta do ano na categoria

Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (Foto: Divulgação)
Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (Foto: Divulgação)

O ano de 2017 está chegando ao fim e a Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/SME) só tem motivos para comemorar. Além de se sagrar campeã do Ranking Nacional de Estrada da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) pela terceira vez, Rodrigo do Nascimento conquistou o título na disputa individual.

Por equipes o time do técnico Marcelo Donabella somou 2.826 pontos, ficando mais de mil à frente de São José dos Campos, que tem 1.723. Macapá terminou na terceira posição, com 1.690. Esse também é o sexto ano seguido da equipe entre as três melhores do Brasil. Além dos títulos de 2012 e 2013, ela também foi vice em 2014 e 2016, e terceira em 2015.

Por atletas, Nascimento faturou o título com 605 pontos, cinco a mais que Elton Pedroso, da equipe Memorial Santos. Mas não foi só ele que fez bonito nesta temporada, outros quatro atletas ficaram entre os dez melhores: Cristian Egídio foi o terceiro (597 pontos), Alan Maniezzo terminou em quarto (575 pontos), Maurício Knapp em sexto (514) e Rodrigo Melo em nono (427).

“A palavra-chave para conseguir ir bem no Ranking Nacional é ‘regularidade’. E nós conseguimos fazer isso muito bem neste ano. Não apenas disputamos provas, mas conseguimos muitas vitórias e pódios. Estamos em um momento muito bom, fizemos uma temporada excelente e estamos satisfeitos com essa conquista”, disse o técnico Marcelo Donnabella.

2017

Presente nas principais competições do país e também representando o Brasil na Volta do Uruguai, os atletas colecionaram 15 títulos individuais e por equipes. Entre eles estão a Volta de Goiás, Volta 21 de Abril, Volta Internacional do Grande ABCD, Prova Ciclística Subida do Morro da Cruz, Taça Cidade de Vitória e Prova Ciclística de São Salvador, entre outras.

Resultados expressivos também vieram no Campeonato Brasileiro. A Equipe sagrou-se vice-campeã e também foi terceira colocada no contrarrelógio com Cristian Egídio e Maurício Knapp, respectivamente. Rodrigo do Nascimento ainda foi vice na Estrada.