Foto: Drone JC Produções

Culinária típica, música caipira e apresentações culturais marcaram o Festival da Cultura Sertaneja e o tradicional Concurso da Queima do Alho, realizado pelo Ribeirão Rodeo Music na quarta-feira, dia 1º de maio, no Parque Permanente de Exposições.

Foto: Drone JC Produções

Durante a programação especial, a cultura e a tradição sertaneja foram bem representadas no show do icônico Trio Parada Dura e nas homenagens aos compositores João Pacífico, Zé Fortuna e Teddy Vieira, através da apresentação da dupla Wilker & Iago. A catira – dança típica do sertanejo – do tradicional grupo Espora de Prata, de Barretos, também agitou o público presente no festival.

Neste ano, o Concurso da Queima do Alho recebeu 15 comitivas, de diferentes Estados, como São Paulo, Minas Gerais e Goiás, que disputaram o título de melhor comida estradeira.

Na decisão, os juízes avaliaram a Queima do Alho feita por cada comitiva. Além do sabor da comida – composta por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco, feito em fogão improvisado bem próximo ao chão – eles analisaram detalhes como a vestimenta, traia e organização.

A comitiva campeã foi a comitiva “Os Muladeiros” de Ribeirão Preto. Em segundo lugar ficou “Velho Sinueiro”, de Bonfim Paulista; e em terceiro, “Irmãos de Fé”, de Cajuru.