Daerp promove melhorias na rede de água da Quinta da Primavera

Departamento investiu R$ 150 mil em novos equipamentos para a região próxima ao Jardim Botânico; principal meta é acabar com a falta d’água nas áreas altas

Funcionários do Daerp (Foto: Divulgação)
Funcionários do Daerp (Foto: Divulgação)

O abastecimento de água é alvo constante de críticas em Ribeirão Preto. O problema afeta todas as regiões da cidade, mas uma série de melhorias feitas pelo Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) na Quinta da Primavera promete resolver diversos problemas da área de condomínios perto do Jardim Botânico.

A principal mudança foi no fornecimento de água na rede. Ela deixou de ser feita direto do poço para as redes e passou por distribuição por gravidade, com a água sendo bombeada do poço para o reservatório e depois distribuído para as casas. Essa foi a sexta região que o Daerp alterou o sistema de abastecimento em 2017.

“Com isto nós conseguimos ter um sistema equilibrado e que evita problema de falta d’água nas partes altas. Além de reduzir o consumo de energia, a mudança diminui significativamente o problema de vazamentos, porque o sistema passa a trabalhar com uma pressão constante na rede”, explicou o diretor técnico do Daerp, Edson Akira Simabukuro.

Durante dois dias de trabalho os funcionários do Daerp trocaram a bomba e o painel de controle do poço da Quinta da Primavera. Com o novo equipamento a produção passou de 140 m³/h para 250m³ hora.

Também foi instalada uma rede de entrada no conjunto de reservatórios com capacidade de armazenamento de 5,5 milhões de litros e uma bomba de recalque para aumentar o volume de água jogada no reservatório elevado. O investimento no local foi de aproximadamente R$ 150 mil.

Bronze Jeans Coleção