Dupla Come-Fogo estreia na Copa SP de Futebol Jr nesta quarta

Botafogo recebe o Sergipe, às 17h15, no Estádio Santa Cruz; Comercial pega o Rio Branco, às 14h, no Estádio JD Martins, em Cravinhos

Come-Fogo Sub-20 (Foto: Artur Moresca/Agência Botafogo)
Come-Fogo Sub-20 (Foto: Artur Moresca/Agência Botafogo)

O futebol de Ribeirão Preto em 2018 começa nesta quarta-feira, dia 3 de janeiro. Botafogo e Comercial entram em campo pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior torneio de base do Brasil. Os dois jogos serão nesta tarde e terão as equipes como mandantes, embora um dos jogos seja em Cravinhos.

O primeiro a entrar em campo é o Comercial, às 14h, contra o Rio Branco. A partida será no Estádio JD Martins, em Cravinhos, mas terá mando do Leão do Norte, já que os vizinhos de Ribeirão Preto só conseguiram sediar um grupo da competição pela segunda vez em sua história graças a uma parceria com o Alvinegro.

O Comercial tem uma time formado por alguns atletas ‘experientes’. Jogadores que disputaram a Copinha em 2016, quando o clube acabou eliminado na primeira fase – estava no grupo do vice-campeão Batatais –, e também jogaram o Paulista Sub-20, onde o clube foi eliminado na primeira fase.

O Leão do Norte está no grupo 11, que também conta com Paraná Clube, recém-promovido à Série A do Brasileirão no profissional, e Juventude. Os clubes estreiam na competição logo depois do duelo entre Comercial e Rio Branco, às 16h.

Já o Botafogo joga um pouco mais tarde, às 17h15, contra o Sergipe. O jogo será no Estádio Santa Cruz, que voltou a ser sede da competição. Na sequência, às 19h15, o Santão recebe São Paulo e Cruzeiro-DF. Os times formam o grupo 10.

O Pantera teve várias mudanças em suas categorias de base ao longo de 2017, o que fez o time não ter a mesma sequência de trabalho de outras ocasiões. Vice-campeão em 2015, o técnico Rodrigo Fonseca foi promovido ao profissional e isso causou várias trocas nas categorias de base.

A equipe Sub-20 fez uma boa primeira fase no Campeonato Paulista, mas caiu no primeiro mata-mata, com duas derrotas para o Desportivo Brasil. No final de 2017 um dos destaques desse time, o volante Murillo, que disputou a Série C pelo profissional, pediu rescisão contratual e deixou o clube.

Com graves problemas financeiros, que resultaram até mesmo no atraso salarial dos jogadores de base, o Botafogo terá o apoio da torcida como principal trunfo para conseguir uma boa campanha, que não acontece desde 2015. No ano seguinte a equipe caiu na fase de grupos e em 2017 foi eliminado na segunda fase – o primeiro mata-mata – pelo Vasco da Gama.