O esporte de Ribeirão Preto está em festa. O ano de 2018 foi repleto de conquistas e marcou o retorno da cidade aos Jogos Regionais e Abertos. Ao todo, os atletas conquistaram 280 títulos neste ano, entre os esportes coletivos e individuais, um aumento de 169,23% em relação aos 104 títulos do ano passado.

Marcas pessoais foram quebradas, recordes batidos, equipes se superaram em quadra e no campo. Mas o fato mais marcante foi Ribeirão Preto voltar a disputar os Jogos Regionais, realizados em Matão, e os Jogos Abertos do Interior, realizados em São Carlos.

Para o secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar, os resultados alcançados em 2018 mostram que a reestruturação da pasta está no caminho certo. “Passamos de 104 para 280 títulos em apenas um ano, retornamos aos Jogos Regionais e Abertos obtendo os melhores resultados da cidade nos últimos anos e mostramos que Ribeirão Preto tem um esporte de base forte”.

O ano de 2018 também um período de recordes. A Secretaria de Esportes trabalhou durante 2017 para que este ano fosse muito melhor e aumentou de 29 para 54 as modalidades esportivas disponíveis para a população, 86% a mais em relação ao ano anterior.

A Secretaria de Esportes passou a ter cerca de 35 mil pessoas mensalmente praticando atividade esportiva em 2018, frente aos 30 mil do ano passado, totalizando quase 420 mil atendimentos neste ano, um aumento de 16,5% em relação a 2017.

Desses atletas, 1.032 representaram a cidade em pelo menos uma competição, seja municipal, regional, estadual, nacional e até mesmo internacional, levando o nome de Ribeirão Preto pelos quatro cantos do mundo. Um aumento de 58,7% perante os 650 atletas que competiram em 2017.

Os atletas de Ribeirão Preto também foram convocados para representar o Brasil na Seleção Brasileira de suas modalidades. Tivemos atletas na Seleção de Vôlei, Karate, Ciclismo, Basquete, Natação, Futsal Down e Handebol de Surdos.

“Estamos passando por uma série de transformações e agora já colhemos os resultados, graças ao suor e dedicação de cada atleta, treinador, coordenador e colaborador da Secretaria de Esportes que proporcionaram uma Ribeirão Preto mais esportiva e com mais oportunidade para todos”, explicou Ricardo Aguiar.

Jogos Regionais e Abertos

O ano de 2018 marcou a volta de Ribeirão Preto às disputas dos 62º Jogos Regionais, realizados na cidade de Matão, entre os dias 17 e 27 de julho, e os 82º Jogos Abertos do Interior, realizados na cidade de São Carlos, entre os dias 14 e 24 de novembro.

Com uma participação exemplar, Ribeirão Preto levou a maior delegação dos Jogos Regionais, 525 atletas, e voltou com a conquista de 194 medalhas, sendo 87 de ouro, 64 de prata e 43 de bronze, além do terceiro lugar geral entre as 60 cidades participantes.

Com 270 atletas credenciados a participar das disputas dos Jogos Abertos, Ribeirão também fez bonito e voltou com 57 medalhas na bagagem, sendo 18 de ouro, 17 de prata e 22 de bronze, ficando na 12º colocação geral.

Construção do CIE

Outra vitória do esporte de Ribeirão Preto neste ano foi o início das obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que permitirá o desenvolvimento de jovens da cidade no esporte de alto rendimento.

Com o objetivo de ampliar a oferta de atividades físicas em equipamento público esportivo qualificado, o CIE vai incentivar a iniciação esportiva da população em territórios de alta vulnerabilidade social. O projeto integra, em um só espaço físico, atividades e práticas voltadas ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.

O complexo esportivo do CIE pode receber até 13 modalidades olímpicas: Badminton, Basquete, Boxe, Esgrima, Ginástica Artística, Rítmica e Trampolim, Handebol, Judô, Levantamento de Peso, Lutas, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei e Vôlei de Praia; seis modalidades paralímpicas: Esgrima em cadeira de rodas, Goalball, Halterofilismo, Judô, Tênis de Mesa e Vôlei Sentado, e uma modalidade não olímpica: Futebol de Salão.