Festival de Música Nova em Ribeirão Preto

Gilberto Mendes e Rubens Ricciardi. Foto FFCLRP-USP

Ribeirão sedia a 51ª edição do Festival Música Nova, evento que nasceu pelas mãos do compositor Gilberto Mendes em Santos (SP) e foi trazido para Ribeirão Preto pelo professor Rubens Russomanno Ricciardi, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP, pela amizade e relacionamento profissional entre os dois músicos.

Várias apresentações gratuitas de música contemporânea acontecem até a próxima sexta-feira, 27/10. Algumas composições inéditas. Este é considerado o maior festival do gênero na América Latina.

A edição 2017 faz uma homenagem a George Olivier Toni, professor, compositor, maestro e fagotista paulistano, considerado um dos nomes centrais da música brasileira, e em especial paulista, na segunda metade do século XX. Toni foi aluno de outro grande nome – Camargo Guarnieri. Gilberto Mendes referiu-se a ele como “síntese dialética do neo-folclorismo e das linhas de Darmstadt”. Toni faleceu em março deste ano.

Programação
As apresentações acontecem no Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral 370, Centro da cidade) e Sala de Concertos da Tulha (Campus USP, Ribeirão Preto), sempre às 20h30.

  • 25/10 Récita da ópera Judas em Sábado de Aleluia – uma opereta bem brasileira ou o caráter nacional de José Gustavo Julião de Camargo & Lucas Eduardo da Silva Galon, com direção cênica de José Maurício Cagno – orquestra Jovem Acadêmica, atores, coro e solistas do projeto Alma. O espetáculo ocorre no Theatro Pedro II.
  • 26/10 Ensemble Mentemanuque & Orquestra Jovem Acadêmica Alma executam peças de compositores consagrados e jovens compositores, sob a regência de Reginaldo Nascimento. O concerto ocorre no Theatro Pedro II.
  • 27/10 Duo Cerri-Botelho & Fanfarre Percussion Ensemble, na Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP.

Informações: sites.ffclrp.usp.br/napcipem/fmn.html

 

Bronze Jeans Coleção