Foto: Marcello Zambrana/CBT

Gustavo Heide (Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto/CBT/Muraca Sports/Yonex/Loja Action Sport/Hand Dry), 17º do mundo e segundo melhor juvenil do Brasil, está de volta aos treinamentos após mais de três meses parado por conta da pandemia do coronavírus.

Heide, natural de Ribeirão Preto (SP) e que treina no Centro de Formação e Treinamento de Tênis, está esta semana em Itajaí (SC), na ADK Tennis/Itamirim Clube de Campo, centro de treinamento parceiro da CFTRP, e seguirá no fim do mês para a Tennis Route, no Rio de Janeiro. Os clubes e academias seguem fechados para treinamentos em Ribeirão Preto por decreto municipal.

“Viemos para cá em Santa Catarina com essa parceria para retomar a preparação do Gustavo e nossos atletas da CFTRP para não ficarmos defasados diante de outros atletas pelo mundo e pelo país já que seguimos fechados por decreto em Ribeirão. Nossa ideia é em agosto ir para a Espanha, em Barcelona, para seguirmos a preparação e jogarmos torneios profissionais da série future e Roland Garros juvenil. Ainda há muitas indefinições, primeiro sobre nossa entrada na Espanha por conta das fronteiras fechadas com a Europa. E também quanto ao calendário tanto no profissional quanto no juvenil por conta da pandemia. O US Open juvenil que o Gustavo entraria foi cancelado e agora estão discutindo sobre Roland Garros (final de setembro, começo de outubro) que seria uma grande oportunidade para o atleta. Nossa ideia também é de jogarmos torneios profissionais, mas o calendário dessa série também está indefinido. Enquanto isso vamos nos preparando da melhor forma possível”, disse Haroldo Zwetsch, treinador de Heide que o acompanha em Itajaí.

Heide teve um bom começo de temporada conquistando o título Sul-Americano em Brasília (DF) e com semifinal no Brasil Juniors Cup, em Porto Alegre (RS). Ele ainda foi campeão de duplas na capital gaúcha e no Banana Bowl, em Criciúma (SC) se estabelecendo entre os 20 melhores juvenis do mundo.

“Os treinos aqui estão bem legais, acho bem importante vir para cá treinar com atletas do nível mais forte e regular, cresço muito no meu jogo mentalmente, fisicamente, bem importante para mim”, disse Heide: “Estou bem ansioso para voltar a jogar, desde fevereiro sem jogar torneios, deixa um pouco mais ansioso para volta no circuito. Estou treinando muito bem aqui em Itajaí, bem sólido, quando voltar devo estar bem”.

Sobre Roland Garros, Heide comentou: “Falaram que sim, deve ter, mas não dá para saber se está confirmado ou não. A última notícia é que está confirmado, tomara que consiga jogar sim”.