Comitê de gestão do LIDE Mulher Ribeirão Preto

O LIDE Ribeirão Preto deu um novo passo em Ribeirão Preto na semana passada (22/11). Após quase sete anos de atuação, o Grupo de Líderes Empresariais, lançou, o LIDE Mulher Ribeirão Preto. O primeiro encontro aconteceu no Doppo Lavoro e contou com a presença de Nadir Moreno, presidente do LIDE Mulher e da UPS no Brasil, além das principais lideranças femininas da região.

Tomie Sakamoto, presidente do LIDE Mulher Ribeirão Preto

A unidade tem o comando da empresária Tomie Sakamoto e como CEO, a jornalista Juliana Rangel. O comitê de gestão é composto por 15 executivas. O Grupo foi criado com o objetivo de colaborar com a aceleração do desenvolvimento feminino em altos cargos de liderança, diante das exigências das empresas e da sociedade.

“Hoje é um dia muito especial, pois há muito tempo estamos construindo a unidade feminina. Chegou a hora de colocá-la em prática. Pretendemos estimular a troca de experiências entre nós, empresárias. Promover propostas para o avanço da cidade e também as empresárias e as suas trajetórias pessoais e profissionais. O intuito é o crescimento como empreendedoras e mulheres”, explica Tomie.

“Vamos para o sétimo ano do LIDE em Ribeirão Preto. Consolidamos o grupo, trouxemos o LIDE Futuro e sempre tivemos a intenção de criar a unidade feminina, que agora se transforma em um grande Grupo. Aproximamos as principais executivas de Ribeirão e região. Juntas, elas entendem a causa e o propósito da nossa iniciativa. Com a Tomie Sakamoto e as integrantes, já temos um comitê muito forte e engajado. O LIDE Mulher Ribeirão Preto é um movimento inovador para o empreendedorismo feminino”, comenta Fábio Fernandes, presidente do LIDE Ribeirão Preto.

Nadir Moreno

Empoderamento feminino – Nadir Moreno, presidente do LIDE Mulher e da UPS no Brasil participou do evento para incentivar as integrantes em seus negócios. A executiva fez um bate-papo sobre a sua vida, carreira e mercado de trabalho.

Nadir começou a trabalhar aos 14 anos. Há 26 anos está na UPS, empresa com 111 anos de existência, fundada nos Estados Unidos, presente em mais de 220 países e com faturamento de US$ 61 bilhões por ano. Possui 444 mil funcionários no mundo e três mil no Brasil.

“Atualmente temos uma preocupação com a representatividade feminina nos postos executivos ou empreendedores no mundo e no país. Números preocupantes nos levam a ter movimentos como o LIDE Mulher. Se nada mudar, levará 170 anos para as mulheres ficarem em igualdade com os homens no mercado. Só a Noruega tem 42% de mulheres em cargos executivos. No Brasil, são 7.7%”, observa Nadir.

Entre os dados estáticos analisados por Nadir está a formação. “A mulher possui muito mais estudo e preparo, são oito anos, comparados aos homens, que em média dedicam 7.6 anos ”, avalia.

“A presença feminina diminui drasticamente à medida que subimos na escala de hierarquia de negócios. Acredito que as mulheres têm papel fundamental na transformação do nosso país e as empresas que promovem a diversidade estão em melhor posição para se adaptarem a um ambiente de negócios global e em rápidas mudanças”, finaliza Nadir.

Sobre o LIDE Ribeirão Preto – o grupo tem cinco anos de atuação e conta com 112 empresas filiadas, além de 168 jovens empreendedores que integram o LIDE Futuro. Desde 2012, o LIDE Ribeirão Preto promoveu 83 ações com a participação de empresários de sucesso. A unidade já conquistou duas vezes o Prêmio LIDE de Eficiência, como a melhor do grupo nacional.