Livro infantil resgata tradição da festa junina

Livro infantil tem versão em braille

O livro infantil “Festa Junina no Campo”, da escritora e pedagoga Eliana Manzan, conta a história de Leninha, que espera ansiosamente suas férias para visitar a avó Iolanda, que mora no campo. Nesse reencontro, uma grande festa junina tradicional é o palco onde transborda o amor entre a avó e a neta. O desenvolvimento da festa, com todas as suas características, desde a fogueira acesa, passando pelo sanfoneiro que embala a quadrilha junina, até a fartura de doces típicos, mostra ao leitor o quanto é bom participar de festas juninas.  A proposta do livro é resgatar os costumes e tradições da festa junina, abordando de forma simples e lúdica a compreensão e valorização tanto da cultura, como do folclore nacional. 

Impresso em tinta e braille, a obra foi lançada na 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Durante a feira as crianças e adolescentes participaram de sessões de contação de histórias

acessíveis em Libras e 800 livros foram distribuídos gratuitamente. “O objetivo é contribuir e estimular a leitura, visando à formação e inclusão de novos leitores e ao aumento do acervo de livros infantis em braille, possibilitando que qualquer criança, tenha o direito de escolher livros que tenha prazer em ler e se divertir, viajando pelo mundo das histórias e narrativas” ”, explica a autora.

A obra já foi apresentada na Adevirp-Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto. Crianças e adolescentes com deficiência visual participaram de uma sessão de contação de história em Libras.  “Foram momentos de alegria e de muita satisfação para nossos assistidos, pois receber a escritora e ganhar de presente o livro que foi elaborado especialmente para o nosso público, deficiente visual, fez com que nossas crianças se sentissem amadas e respeitadas, valorizadas como todo ser humano deve se sentir”, destaca Marlene Taveira Cintra, presidente.

A Fundação Educandário, entidade filantrópica que oferece serviços de proteção social básica através de programas de ensino regular e ações socioeducativas para crianças e adolescentes de baixa renda, também recebeu a contação de história do livro. Foram realizadas duas apresentações para 240 alunos, de 4 e 7 anos. “A ação foi muito importante para nossas crianças. Elas tiveram a oportunidade de sair dos muros da sala de aula e vivenciar uma história muito bonita e enriquecedora. Todas ficaram felizes em receber o livro após a apresentação”, conta Leandro Luis Tinoco Ferreira, coordenador educacional do Educandário.

O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Rouanet e com patrocínio da Santa Helena Indústria de Alimentos que apoia o projeto, por acreditar que a diversidade e a inclusão são questões fundamentais para o exercício da cidadania. Projetos literários proporcionam informação e conhecimento, enriquecendo o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, sob uma perspectiva inclusiva, acessível e para todos.

O livro está disponível gratuitamente na internet através do link  https://pt.calameo.com/read/00560673568580bff4b9e