Ribeirão Sul

Antes ainda, eram os índios Caiapós. Mas esta é outra história. Se você quiser saber, veja aqui

Fiúsa, 1996. Foto: Habiarte

No meio do caminho entre o centro da cidade e o distrito de Bonfim Paulista foi instalado, em 1981, o Ribeirão Shopping. Começou ali, segundo urbanistas ouvidos pelo portal Ribeirão Sul, um novo vetor de crescimento da cidade, ratificado pelo Plano Diretor aprovado nos anos de 1990.

A Avenida João Fiúsa, ícone da zona Sul, era nada além de uma estrada de terra, caminho usado por aqueles que trabalhavam na lavoura de cana-de-açúcar e de milho.

1998 – a Avenida com os primeiros edifícios altos. Foto: Habiarte

Em 1996, os primeiros empreendimentos de alto padrão começaram a ser comercializados, mesmo ano da instalação do Colégio Santa Úrsula. Foi a negociação das terras com as Ursulinas que permitiu a abertura dessa região, que se estendia por toda a região também do Botânico.

Fiúsa hoje, é uma das mais bonitas e movimentadas Avenidas da cidade. Foto: Ribeirão Sul

A ocupação da avenida foi feita em diferentes fases e por grandes construtores da cidade. A consolidação da primeira etapa aconteceu em 2006, contabilizando 24 edifícios de alto padrão e dois condomínios horizontais. Agora, é a fase da expansão, que inclui o prolongamento da Avenida João Fiúsa para além dos limites do Anel Viário Contorno Sul – uma história que é de futuro, de empreendedorismo e ousadia e que fica para outra oportunidade.

Av. João Fiúsa, 2017. Foto:Ribeirão Sul