Desde de 2016, a Casa da Memória Italiana é campo de pesquisa e estágio de formação acadêmica em projetos de extensão em parceria com o Centro Universitário Barão de Mauá e a Universidade de São Paulo (USP).  Professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Biblioteconomia e Ciência da Informação orientam as ações dos estagiários em diversas áreas, como, por exemplo, o levantamento métrico e estilístico do patrimônio arquitetônico, a organização e sistematização do arquivo institucional e publicações, além da participação em ações educativas.pre

 A atuação dos discentes proporciona a aproximação com o patrimônio histórico e arquitetônico a partir de uma análise crítica, despertando o envolvimento para a educação patrimonial como um agente formador de identidade. Da mesma maneira, a Casa se desenvolve socialmente junto a comunidade acadêmica, promovendo um crescimento em parceria. A promoção de uma ação social e cultural à comunidade de Ribeirão Preto e região acaba sendo o objetivo dessa troca de conhecimentos e experiências.

Durante esses dois anos de trabalho de formação acadêmica foram envolvidos mais de 30 discentes e oito docentes, sendo eles os professores Giulia Crippa, Henrique Telles Vichnewski, Elza Luli Miyasaka, Sebastian Friedrich Beck, Jadiel Wylliam Tiago, Paulo Castral, Simone Vizioli, Joubert José Lancha. Os trabalhos de estágios continuaram em 2019 com a esperança de divulgar parte dos desenhos, levantamentos e pesquisas arquitetônicas para o público por meio do site da instituição cultural.  

Bronze Jeans Coleção