Precisando de mais tempo?

Ahhh o TEMPO! O tempo está sendo considerado algo muito valioso nos dias atuais. Vivemos em um mundo que está num ritmo totalmente acelerado. No trabalho as jornadas são mais longas para darmos “tempo” de entregar todos os resultados esperados. Muitas vezes a família acaba ficando em segundo plano, isso quando nossos finais de semana não são atropelados pelo nosso trabalho. Deixamos nossa saúde para depois. Pra não perder tempo muitas vezes optamos por congelados, fast-foods, trabalhamos almoçando e almoçamos trabalhando e a atividade física fica a espera de uma segunda-feira que dê certo começar.

Ahh o TEMPO! Nós temos 24h, mas para cada pessoa essas 24h passam de maneira diferentes. Tudo depende de como administramos e de como aproveitamos esse “tempo” que nos é dado. Se hoje você acha que não tem tempo, isso é efeito da sua escolha de não ter tempo, talvez inconsciente ou até mesmo consciente. Essas escolhas levam a ações para concretizar seus sonhos. Afinal de contas, é para isto que vivemos e fazemos uso do tempo: para sonhar e realizar. Christiam Barbosa, autor do livro “A Tríade do Tempo” especificou que existem três linhas do tempo que depositamos nossas ações e produtividade. São elas:

– Esfera da importância: Refere-se a todas as atividades que você faz e são relevantes em sua vida – aquelas que trazem resultado de curto, médio ou longo prazo. É a esfera da estrada certa, na qual você conduz seu carro e sabe que na linha de chegada estará realizada.
Repare que as coisas importantes têm prazos de execução e nunca são urgentes. A consulta ao cardiologista para um check-up, por exemplo, é uma tarefa importante que deve ser feita em determinado período e marcada com antecedência. Afinal de contas, você conhece algum cardiologista que marca consultas para o mesmo dia? Se você, porém, sofrer um infarto, a consulta ao cardiologista já não será mais importante, pois passou a ser urgente. Nesse caso, uma tarefa importante pode tornar-se urgente se não for cumprida no tempo previsto.

– Esfera da Urgência: Abrange todas as atividades para as quais o tempo está curto ou se esgotou. São as exigências que chegam em cima da hora, não podem ser previstas e geralmente causam pressão e estresse (relatórios inesperados, esquecimentos, problemas de saúde, reuniões emergenciais ou clientes que apresentam problemas são alguns exemplos). Como estamos muito acostumados com as urgências da vida, acabamos por adiar o que é importante e só o realizamos quando se torna urgente e extremamente necessário. Quando você vai ao dentista? Quando leva o carro para consertar? Quando faz aquele planejamento importante? Infelizmente, a negligência diante das coisas importantes conduz nossa rotina a um frequente regime de urgência.

– Esfera Circunstancial: Por sua vez, cobre as atividades desnecessárias ou excessivas. São os gastos inúteis de tempo e as tarefas feitas por comodidade ou por serem “socialmente apropriadas”. É a esfera da estrada que não leva a lugar nenhum, que não traz nenhum resultado, mas apenas frustrações (uso exagerado da internet, certas festas, reuniões sem propósito, e-mails que veiculam brincadeiras, horas incontáveis perdidas diante da TV e conversas fúteis são bons exemplos).

Um ponto importante em relação a esses conceitos, é o fato de que, as esferas não se misturam. Logo, não existe nada que seja importante e urgente ao mesmo tempo. Se for importante, tem prazo, não gera estresse nem exige atenção imediata. A tarefa urgente pode ter sido importante um dia, mas, a partir do momento em que foi adiada, deslocou-se automaticamente para a esfera da emergência.

Em qual esfera você tem depositado seu tempo? Estamos muitas vezes preocupados com o tempo que passou e com o tempo que virá e acabamos nos esquecendo de viver aqui e agora. Precisamos começar a prestar mais atenção à vida, ao presente. Estabeleça uma rotina diária de seus afazeres, coloque-os em uma ordem de importância. Dedique um tempo a você. Para uma boa organização do seu tempo é preciso vontade e disciplina, assim, os resultados valerão a pena. Pratique. O poder de escolhas só cabe a você!

 

Saiba mais