Jacó Mattos, fundador da Medlig, e Clayton Guimarães, Diretor do Founder Institute

O terceiro programa do Founder Institute na região de Ribeirão Preto chegou ao fim no último dia 22 de novembro, com a escolha do projeto vencedor desta edição: a Medlig. O modelo disruptivo para a saúde, criado pelo médico Jacó Mattos, foi uma das seis apresentações da noite que contou com participações especiais na comissão avaliadora e ainda a palestra do fundador da Harley Davidson Ribeirão Preto, Mauro Francisco.

De acordo com o diretor da iniciativa, Clayton Guimarães, “a região de Ribeirão Preto abriga pessoas altamente capacitadas para desenvolverem projetos inovadores e benéficos à sociedade e o Founder oferece as condições para que eles vinguem, com uma estrutura de aprendizado completa sobre gestão. A ONU afirma que somente o empreendedorismo poderá salvar o mundo e dar boas condições de vida para todos. Sob esta ótica, estamos disponibilizando formação empreendedora por meio do modo prático”.

A edição teve mais de 540 inscrições e 63 delas foram aprovadas no teste. Começaram o programa 24 propostas e seis chegaram a final. O nível dos empreendedores estava alto. Dos seis finalistas, três possuem doutorado, dois especializações (MBA) e um experiência profissional e estudo no exterior, focado em aprender para aplicar em seu negócio no Brasil.

Fundador da Harley Davidson Ribeirão Preto, Mauro Francisco

A startup ganhadora foi desenvolvida pelo médico Jacó Mattos inspirada em iniciativas já adotadas em países da América do Norte e Europa, com o modelo de “pay per use” (pague pelo uso), que propõe a democratização do acesso à saúde de qualidade. Oferece um seguro para internação hospitalar e uma rede de baixo preço em consultas com profissionais de diversas áreas e especialidades, exames e farmácias. Além disso proporciona um canal de atendimento sobre atividade física e nutrição.

“O Founder Institute é muito exigente e desafiador. Seus números são excelentes. Por ter sido escolhido em um programa de excelência e tão rigoroso, ao lado pessoas e projetos incríveis, é uma grande honra e aumenta a minha responsabilidade ao carregar esse selo de qualidade. Com a participação no Founder X, pretendo aumentar a aproximação da rede de contatos para fortalecer os canais para internacionalização da Medlig através de parceiros internacionais e aproveitar a vitrine que é criada para novas rodadas de investimento e expansão da Medlig”, explica o ganhador.

O projeto irá representar a região no Founder X, em maio de 2019, no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), e mostrar a potenciais investidores a alta atratividade existente no Brasil. “Neste cenário, o fundador da Medlig terá a chance de conversar com outros mentores, conhecer empresas de tecnologia e ter a abertura para poder compor o seu negócio. Quem quiser fazer parte desse momento, poderá embarcar conosco. A intenção é fazer uma missão para o Vale do Silício, acompanhar de perto e participar do grandioso evento”, finaliza Guimarães.