Daniela Magrini

Hoje se fala muito sobre cuidar das finanças pessoais, colocar o dinheiro para trabalhar para você e até mesmo sobre a liberdade financeira, mas que movimento é esse que cresce a cada dia?

Sabemos que o nosso país tem passado por muitas mudanças econômicas e cuidar das finanças pessoais é uma questão de sobrevivência e responsabilidade sobre o seu futuro. Já não dá para deixar para depois ou fingir que a responsabilidade dos nossos patrimônios estão nas mãos dos gerentes de bancos. A tecnologia veio para facilitar na comunicação, no acesso a informação e com ela descobrimos que o empoderamento é o melhor caminho, afinal, nada melhor do que ter o domínio da sua própria vida. 

Administrar as suas finanças pessoais é poder chegar ao final do mês e responder “meu patrimônio cresceu, diminui ou se manteve estável? Atingi ou não o orçamento do mês”?

Muitos se enganam por pensar que as finanças pessoais não precisam ser administradas com a mesmas disciplina que encontramos dentro das organizações empresariais. É necessário SIM. Anualmente deve-se planejar o orçamento do ano seguinte, acompanhá-lo mensalmente, fazer um balanço patrimonial e uma demonstração de resultado para ter a certeza de que o caminho percorrido atende a todas as necessidades para o padrão de vida escolhido. 

Existem alguns passos básicos para iniciar com o processo de análise das suas finanças para definir metas e ações para que a suas finanças sejam uma ferramenta para alcançar todos os objetivos da sua vida. 

Vou citar alguns desses passos que pode lhe ajudar nessa jornada:

  • 1º – Mapeie suas operações financeiras;
  • 2º – Reavalie seus gastos e corte o que for necessário;
  • 3º – Defina um orçamento para cada categoria de despesas;
  • 4º – Faça acompanhamento mensal com um profissional;
  • 5º – Não desista no meio caminho!

Pode acreditar, seguir esses 5 passos pode parecer simples, mas no brasil 99% das pessoas não realizam e por isso temos um país com crescimento ineficiente e um endividamento enorme.

Estar nessa estatística ou não, está em suas mãos.

@dani_magrini

16 99216-5766