A Black Friday é certamente um dos dias mais importantes para a economia e para o mercado de varejo em todo o mundo, neste ano acontece no dia 29 de novembro. O comércio está mais esperançoso com as vendas já que os trabalhadores do país começaram a receber além da primeira parcela do décimo terceiro o saque do FGTS de R$ 500.

A data conta com novidades, incontáveis formas de pagamento e, claro, a estratégia responsável por sua popularidade: descontos nos mais variados tipos de produto e serviço, em lojas físicas ou virtuais.

Segundo pesquisa encomendada pelo Google para a Provokers, em relação ao ano passado, a ideia de compra aumentou 58% em relação ao ano passado. Além disso, o estudo mostrou que o produto que está com uma maior intenção de compra é a de smartphones, com 48%, e na sequência, os computadores, com 38%, o que significa um aumento de 53% em relação ao ano anterior.

Além do impacto significativo na economia, mercado sazonal e empregos informais, o consumo em alta escala gera perigos, dos mais diversos, que vão de fraudes virtuais a acidentes vindos de superlotação de lojas físicas.

Para abordar as diferentes discussões sobre o tema, selecionamos alguns especialistas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Confira a lista de fontes e seus respectivos temas de especialidade e solicite pelo e-mail: imprensa@mackenzie.br.

· Os impactos na economia – A Black Friday à luz da crise
Agostinho Celso Pascalicchio é professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie

· Juros embutidos em compras parceladas
Marcos Antônio de Andrade é professor Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie

· Segurança digital — Os cuidados na hora da compra virtual
Juliana Abrusio Florêncio é professora de Direito Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie

· Direitos e deveres do consumidor
Bruno Boris é professor de Direito do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie

· Comportamento — A euforia do consume
Leonardo Luiz é psicólogo da Universidade Presbiteriana Mackenzie

· Compulsão por compras: O consumismo é a fonte de prazer e o comprador perde o controle da compra
Marcelo Alves dos Santos é psicólogo da Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas.

· Black Friday — estratégia de marketing ou oportunidade para os consumidores?
José Maurício Conrado é professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie

· A questão de gênero em pontos altos de consumo
Rosana Schwartz é professora de sociologia e especialista em gênero da Universidade Presbiteriana Mackenzie

· A Black Friday das redes — O poder das mídias no boom das compras
Paulo Ranieri é professor de mídias sociais da Universidade Presbiteriana Mackenzie

· Os Desafios da segurança da Informação no Ciberespaço/ Dicas de segurança para os consumidores
Vivaldo Breternitz é professor de Tecnologia e Sistemas da Informação do Mackenzie

· Política de responsabilidade na ética empresarial na Black Friday
Gerson Moraes é professor de Ética, na Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua em temas como Política; Religião; Filosofia e Política; Mídias na Contemporaneidade

· Marketing: a força das marcas no Black Friday
Roberto Gondo é professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie

· Black Friday — estratégia de marketing ou oportunidade para os consumidores?
Sérgio Dantas é professor de Gestão de Marcas e Comportamento do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 103 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.