O Dia da Saúde e Nutrição é celebrado em 31 de março e simboliza uma oportunidade para refletir sobre as boas práticas de alimentação e de como as escolhas no dia a dia podem influenciar na saúde de maneira geral. Estabelecer hábitos saudáveis ainda é um desafio para diversas pessoas, segundo conta Daiane Esteves, docente da área de gastronomia e alimentação do Senac Ribeirão Preto, por isso, como motivação, é preciso lembrar que a alimentação adequada é a principal responsável por um desempenho positivo do organismo, evitando enfermidades.

Uma boa alimentação pode parecer difícil de se manter, mas a especialista afirma que é uma questão de hábito e persistência. Os benefícios de optar por uma dieta saudável são inúmeros e ainda se potencializam quando associados a uma prática de exercícios físicos. Daiane também explica que, diante de rotinas agitadas, que exigem energia constante das pessoas, a alimentação pode ser peça-chave para se obter mais disposição, tanto no aspecto físico quanto no mental.

“Nosso corpo precisa diariamente de vitaminas e minerais. Montar um cardápio equilibrado pode ajudar, inclusive, a ficar menos vulnerável a doenças como diabetes, obesidade, anemia e hipertensão”, diz a profissional. Mas isso quer dizer que alguns alimentos devem ser banidos do cardápio? Daiane explica que não e conta alguns mitos que assombram a vida alimentar:

 Posso ter uma alimentação saudável e ainda comer massa?

Claro! O segredo está na quantidade em que esse tipo de alimento é ingerido. Podemos comer massas sem interferir no peso, e uma boa dica é sempre fazer trocas de carboidrato. Por exemplo: se você for comer macarrão, não deverá ingerir arroz, batata ou pão na mesma refeição. É um equilíbrio.

 Ingerir líquidos durante a refeição engorda?

Não. O que acontece é que muito líquido ingerido durante a refeição pode resultar em atraso na digestão e gerar uma sensação de inchaço. O ideal é beber, no máximo, um copo para ajudar na ação das fibras no organismo, principalmente as solúveis, que precisam da água para atuação. Água com gás deve ser evitada, pois atrapalha a digestão e ainda gera gases.

 Comer ovo demais engorda?

O ovo em si é um ótimo alimento, tem proteínas de alto valor biológico na clara que chamam a atenção, principalmente das pessoas que fazem academia. Na gema, o destaque fica para a vitamina A, mas também tem o colesterol. Por isso, o que devemos compreender é que o que ajuda no acúmulo de peso e pode prejudicar a saúde são os excessos. Tudo em excesso faz mal.

 Comer apenas verduras e carnes facilita no processo de emagrecimento?

Tudo depende de fazer uma dieta adequada e individualizada. Inicialmente, a maioria das pessoas que optam por comer apenas folhas e carnes acaba emagrecendo, porém isso não dura muito tempo, devido a uma restrição descontrolada de carboidrato. Além de que, em alguns casos, essa prática pode provocar deficiência de vitaminas e minerais. É importante procurar o profissional nutricionista para elaborar uma dieta saudável. Não existe milagre, mas, sim, persistência e adequação da rotina alimentar.

 Mercado de trabalho

Segundo a Associação Brasileira de Nutrição, o número de profissionais se especializando na área não para de subir. De acordo com dados do Conselho Federal de Nutrição, o Brasil conta com 81.745 nutricionistas e 11.427 técnicos em nutrição. “Além do aumento da expectativa de vida, a expansão desse mercado pode ser atribuída ao número crescente de pessoas em busca de uma alimentação saudável”, diz Daiane.

Outra área de atuação que também está sendo alavancada atualmente, conforme pontua a docente do Senac, é a de food service, bares e restaurantes. O profissional pode trabalhar tanto na elaboração de cardápios quanto na implementação de boas práticas alimentares. Daiane também ressalta que o desafio para o segmento é saber lidar com pessoas e gerenciá-las, além de se manter em constante aprimoramento profissional. “Rotulagem de alimentos e bebidas é um setor que, no momento, carece de profissionais especializados e, principalmente, atualizados.”

Para quem busca uma formação ou especialização na área gastronômica, o Senac Ribeirão Preto tem um portfólio repleto de opções. Os cursos disponíveis podem ser encontrados no Portal Senac (www.sp.senac.br/ribeiraopreto). Há opções como Rotulagem de Alimentos Embalados, Gestão de Empreendimentos Gastronômicos, Cozinha Quente: carnes e seus acompanhamentos, Cardápio de Botequim, entre tantas outras capacitações.

Local: Senac Ribeirão Preto
Endereço: Av. Capitão Salomão, 2133, Jardim Mosteiro – Ribeirão Preto/SP
Mais informações: www.sp.senac.br/ribeiraopreto