Atletas dos Jori são homenageados pela conquista do octacampeonato

Delegação dos Jori recebeu homenagem da prefeitura de Ribeirão Preto e da Secretaria de Esportes pelo título conquistado

A prefeitura de Ribeirão Preto realizou na manhã desta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, no Palácio Rio Branco, uma homenagem aos 140 atletas de Ribeirão Preto que voltaram com o título de octacampeonato dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), conquistado em Cravinhos, no último domingo, dia 25 de fevereiro.

Participaram da homenagem o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, o secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, o presidente da Câmara Municipal, Igor Oliveira, o coordenador do Programa de Integração Comunitária (PIC), Paulo Picolo, e o capitão José Miguel Farah, que representou todos os atletas.

“Eu nem sei quem vai ser o vice [campeão] no ano que vem [do Jori], mas o campeão vai ser Ribeirão Preto. Essa vitória, de muitas outras que vocês já tiveram e ainda terão pela frente, é resultado do trabalho que estamos semeando em toda a cidade, recuperando Ribeirão Preto para que possa ser um local de carinho e acolhimento, dentro de uma cidade alegre, organizada, eficiente e feliz”, afirmou Nogueira.

O secretário de Esportes mostrou como todos estão orgulhosos de todos os atletas e dos profissionais envolvidos nas atividades desenvolvidas. “Ficamos motivados no dia-a-dia com essa entrega de vocês. Mais difícil do que vencer é permanecer vencendo, e foi o que fizeram, sendo campeões no ano passado e campeões neste ano, somando títulos para dar e vender. Todos nós ficamos orgulhosos dessa permanência vencedora, que é o mais difícil, e vocês conquistaram isso de forma brilhante”, ressaltou Ricardo.

Ao todo, 140 atletas da terceira idade participaram da 22ª edição dos Jori, apoiados por 11 integrantes da comissão técnica, orientados pelos professores Rodolfo Rita, Fabiano Lopes de Oliveira, Renata Valezi e Paulo Picolo.

A equipe de Ribeirão Preto contou com o apoio das secretarias municipais de Esportes e de Assistência Social para competir em todas as modalidades, totalizando 14 pódios, que lhe rendeu 158 pontos na classificação final, bem à frente da segunda colocada, Sertãozinho, com 129 pontos. No terceiro lugar, com 116 pontos, ficou Batatais.

Agora, os dois atletas ou cidade mais bem classificados em cada modalidade disputarão a final estadual do torneio, os Jogos Abertos do Idoso (JAI), entre os dias 24 e 29 de março, em Praia Grande.

História

O Jori teve início em 1994, com a nomenclatura de “Caros Coroas”, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. O evento foi um sucesso e, em 1995, mas já com o nome de Jogos Regionais do Idoso (JORI), com objetivo principal de proporcionar aos participantes a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação, pois todos os atletas ganham medalha pela sua atuação na competição.

Para a inclusão no Jori, até o ano de 1997 a idade mínima era de 55 anos, mas a partir do ano de 1998 a idade mínima foi elevada para 60 anos. Os jogos passaram a realizar-se em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para os Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que atualmente está intitulada como JAI.

Somando as oito Regiões Esportivas do Estado, participaram do Jori 2017 cerca de 14 mil pessoas no total. Incluindo atletas, árbitros, técnicos e equipes de apoio, foram envolvidas no evento mais de 21 mil pessoas.