A atual campeã brasileira de CrossFit na categoria 38-44 anos luta agora por uma vaga no mundial da categoria, o CrossFit Games. Marília Ferreira, da equipe CrossFit Ribeirão, ficou em 49° lugar na primeira fase da competição e se qualificou para a próxima fase. Ela será disputada até segunda (23), entre 200 atletas, e classificará 40 para a final.

Assim como a primeira etapa, a disputa será online. Os atletas receberão quatro sequências de exercícios e terão que filmar a execução delas. Eles podem fazer duas na sexta (20) e duas no sábado (21), repetindo nos dias seguintes. Tanto Marília, quanto Joelma de Paula, que é da mesma equipe e disputa na categoria 50-54 anos, usarão essa estratégia.

Com menos de uma semana entre a confirmação da classificação e o período para execução dos exercícios, o coach e técnico Luiz Armando da Costa explica que agora é hora de descansar. “Já treinaram o que tinham que treinar. Fizemos dois treinos segunda e terça, depois só descanso. Agora é reabilitação, fisioterapia. Para recuperar o máximo possível”, disse.

Feliz com os resultados alcançados, o treinador conta que a expectativa é alta para conseguir algo ainda maior. “A Marília tem grandes chances. Sabemos que é difícil, mas estamos numa grande expectativa. Dependendo dos exercícios que ela tiver que fazer a chance aumenta. Seria maravilhoso colocar uma atleta nossa em um patamar que poucos chegaram”, afirmou.

Experiência futura

Para a atleta Joelma de Paula a situação é diferente. Luiz Armando admite que a classificação dela pegou muita gente de surpresa, mas nem por isso a dedicação será menor. Principalmente porque a disputa desse qualifyer servirá como experiência para competições futuras.

“O que vier para a Joelma é lucro, foi uma surpresa esse resultado. Ela precisa melhorar alguns parâmetros, mas vai servir como aprendizado para o ano que vem. Estamos encarando como experiência, para que no próximo CrossFit Games a gente brigue com mais confiança”, explicou.