Foto: Fernando Gonzaga

Competições da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia marcaram o final de semana em Ribeirão Preto, no estacionamento do RibeirãoShopping. No sábado, dia 23 de novembro, houve sob um intenso calor as semifinais, e na manhã do domingo, dia 24, o evento esportivo promoveu as finais tanto do feminino, quanto do masculino, além da entrega das premiações e medalhas.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, juntamente com o secretário Municipal de Esportes, Ricardo Aguiar, visitaram todas as instalações da “Cidade do Vôlei” durante o final de semana.   “O legado de todo essa estrutura do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia ficará para Ribeirão Preto. Iremos transportar essas areias para os locais onde as nossas crianças e jovens poderão praticar o vôlei de areia, seja nos parques, escolas, e outros locais do município”, destacou o chefe do Executivo.

Foto: Fernando Gonzaga

Ainda, Nogueira adiantou que o Banco do Brasil já sinalizou para a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto que no ano que vem, o evento esportivo haverá novamente uma de suas etapas na cidade. “Nós estaremos juntos novamente aqui na ‘Cidade do Vôlei’. Enfim, parabenizo todo o empenho da Secretaria Municipal de Esportes e todos os apoiadores deste grande evento de nível nacional”, completou o prefeito.

O Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia retornou a Ribeirão Preto depois de 15 anos. Desta vez, as 24 equipes participantes foram divididas em seis grupos de quatro e jogaram entre si na fase de grupos. Os dois melhores times de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados foram para as oitavas de final. A competição ocorreu no formato eliminatório tradicional, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro. 

Em todas as sessões, a entrada para o público foi gratuita. O circuito reuniu campeões olímpicos, mundiais, pan-americanos e brasileiros, sendo a despedida do tour em 2019.

A temporada 2019/2020 conta com sete etapas, com três já disputadas (Vila Velha/ES e Cuiabá/MT), e Ribeirão Preto que sediou a última parada de 2019, antes das férias dos atletas. Em 2020, outras quatro etapas serão disputadas em João Pessoa/PB, Maceió/AL, Aracaju/SE e Rio de Janeiro/RJ.

Resultados

A dupla Talita e Taiana (AL/CE) conquistou o título da etapa de Ribeirão Preto do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia da temporada 2019/2020. O ouro veio após vitória por 2 sets a 0 (21/12, 21/18) sobre as medalhistas pan-americanas de 2019, Carol Horta/Ângela (CE/DF). O bronze da etapa ficou com Tainá/Victoria (SE/MS).

Foto: Fernando Gonzaga

Já no masculino, a parceria formada por Evandro e Bruno Schmidt (RJ/DF) venceu a etapa de Ribeirão Preto. O time comandado pelo técnico Ednilson Costa, o ‘Ed’, superou na final do torneio masculino Alison e Álvaro Filho (ES/PB) por 2 sets a 0 (21/12, 23/21) e conquistou o terceiro título da dupla formada em fevereiro deste ano e classificada aos Jogos Olímpicos de Tóquio. O bronze ficou com Arthur e Adrielson (MS/PR).

O Circuito

O Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia é composto por sete etapas, em sete estados diferentes. Cada etapa do Circuito Brasileiro distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

Foto: Fernando Gonzaga