Fotos: Fernando Gonzaga

A manhã desta quarta-feira (20) começou com clima de praia em Ribeirão Preto. Às 8h tiveram início os jogos da terceira etapa do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia. Logo no primeiro horário, a dupla carioca Maria Clara e Mylena disputam com as paulistas Val Machado e Lessiana.

Já a mineira Lorrayne joga com Natália, de São Paulo, contra as paulistas Juliana e Ana Beatriz, enquanto Isabela e Jennifer, também de São Paulo, disputam com as mineiras Emanuely e Lara.

Fotos: Fernando Gonzaga

Às 11h40, as quadras recebem a campeã olímpica na quadra em Pequim 2008, Marianne Steinbrecher, em dupla com a Duda, campeã do Campeonato Mundial Escolar de 2013 na Itália.

No masculino, David Pedreira (BA) e Pedro (SP) disputam com Marcos (SP) e Fábio (SP), enquanto Pezão (SP) e Fábio Toró (SP) enfrentam a dupla Luiz (MS) e Angolano (MS). Carlos Júnior (RJ) e Neto (SE) jogam contra Henderson (CE) e Adauto (SP).

Fotos: Fernando Gonzaga

Veja abaixo o restante da programação desta manhã:

8h30:
Cruz(ES) /Misael(SP) vs Lucas(RJ)/João Pedro(RJ)
Grellet(SP) /Bruno(SP) vs Caio(CE)/Henrique(CE)

9h:
Matheus(CE) /Carlos(CE) vs Caio(SE)/Nau(SE)
Matheus Cordeiro(RJ) /Matheus(SP) vs Rodrigo(ES)/João Victor(ES)
Tony(SC) /Martinho(SC) vs Wagner(MG)/Vinicius(MG)
Alessandro(MA) /Gui(MS) vs Felipe(SP)/Gustavo(SP)

Fotos: Fernando Gonzaga

9h30:
Marcos(PE) /Wesley(PE) vs Roberto(BA)/Marcelo(SP)
Gabriel(PR) /Patrick(PR) vs Manaus(AM)/Negão (MS)
Rafael(MG) /(MG) vs Gustavo(SP)/Luiz(SP)
Carrion(SP)/Cassio(SP) vs Icaro Passos(BA)/Gustavo(CE)

10h:
Douglas Calepes(MS) /Welington(MT) vs Alex(MG)/Mauricio(MG)
Carlos Eduardo(MS) /Fabricio(MS) vs Jhonatan(MS)/Gilson(MS)
Carlão(SP) /Rico(SP) vs Alexandre(SP)/Adriano(SP)

Fotos: Fernando Gonzaga

O torneio
A competição conta com entrada gratuita – como em todas as competições do vôlei de praia brasileiro-, mas o público será incentivado a contribuir de maneira voluntária com a doação de um quilo de alimento não perecível. Eles serão recolhidos na entrada do evento, de quarta a domingo, e serão distribuídos posteriormente para entidades cadastradas pela Prefeitura, indicadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A disputa do Circuito Brasileiro ocorre com 24 duplas em cada gênero. Os 16 times mais bem colocados no ranking de entradas já estão garantidos na fase de grupos, que só começa a partir de quinta (feminino) e sexta-feira (masculino) , enquanto outras oito vagas permanecem ‘abertas’ para duplas que estão fora do ranking, sendo decididas no torneio classificatório, realizado na quarta (feminino) e quinta (masculino).

Os oito times que avançam no classificatório, junto dos 16 times garantidos pelo ranking de entradas, totalizam as 24 equipes, que são divididas em seis grupos de quatro. Elas jogam entre si na fase de grupos e os dois melhores de cada chave, além dos quatro melhores terceiros colocados, vão às oitavas de final. A competição segue no formato eliminatório tradicional, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Fotos: Fernando Gonzaga

Ribeirão Preto (SP) recebeu etapas do Circuito Brasileiro em duas oportunidades. A primeira, em 1995, teve como vencedores Zé Marco/Emanuel (PB/PR) e Karina/Renata (RJ). Depois, em 2004, Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Sandra/Ana Paula (RJ/MG) foram as vencedoras.  A cidade também recebeu uma etapa de outro torneio, o Circuito Challenger, em 2014, com títulos para Duda/Carolina Horta (SE/CE) e Lipe/Beto Pitta (CE/RJ).

A estreia do tour aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Em Cuiabá, no mês passado, os títulos ficaram com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. Cada etapa do Circuito Brasileiro distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.
 

Fotos: Fernando Gonzaga