O nadador ribeirão-pretano Pedro Motta, de 17 anos, da equipe N1/Moura Lacerda (Sócio Torcedor/AABB Ribeirão Preto/Secretaria de Esportes), foi convocado para a Seleção Brasileira de Natação para representar o Brasil no Sul-Americano, entre os dias 8 e 13 de abril, em Santiago, no Chile.

Tricampeão brasileiro, dono de oito recordes nacionais e atual campeão dos Jogos Sul-Americanos da Juventude nos 50m, 100m e 4x100m medley, Pedro Motta deve disputar quatro provas: 50m, 100m e 200m costas, além do revezamento medley.

“Tenho ótimas lembranças do meu primeiro Sul-Americano, que também foi no Chile. Quero voltar e nadar ainda mais rápido para trazer várias medalhas para Ribeirão Preto. Tenho um respeito por todos os meus adversários, mas quando entro na piscina, vou nadar sempre em busca da vitória”, disse Pedro Motta, relembrando seu primeiro torneio Sul-Americano.

Um dos técnicos da equipe N1/Moura Lacerda, Pedro Baldo, acredita que o atleta deva conquistar algumas medalhas no Chile. “Estamos muito felizes e motivados com a convocação. O Pedro é um atleta tranquilo e que costuma melhorar em situações de pressão. Foi assim nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em que ele foi um dos destaques da delegação brasileira e conseguiu suas melhores marcas pessoais, batendo inclusive vários recordes”, afirmou Pedro Baldo.

Próximos desafios

Além do Sul-Americano, Pedro Mota tem participado de treinos intensos visando o Troféu Brasil, que será realizado entre os dias 16 e 21 de abril, no Rio de Janeiro. Um dos seus objetivos é alcançar a vaga para o Mundial.

“A disputa do Troféu Brasil é logo na sequência do Sul-Americano, o que vai requerer uma preparação com cuidados para que o Pedro possa voltar e já conseguir competir em grande nível. Ainda não saíram os critérios para a convocação do Mundial Júnior, mas sabemos que vamos brigar por uma das vagas. Se conseguir a evolução que planejamos, tenho certeza que nosso nadador irá fazer muito bonito”, concluiu Pedro Baldo.