Ribeirão Preto pode sediar etapa da Fórmula Vee

Organizadores da modalidade, conhecida como categoria de base do automobilismo, se reuniram com o prefeito Duarte Nogueira

Fórmula Vee (Foto: Divulgação)
Fórmula Vee (Foto: Divulgação)

Dois anos depois de receber pela última vez a Stock Car, Ribeirão Preto pode ter outra competição de automobilismo. Nessa semana a cidade recebeu a visita de organizadores da Fórmula Vee, competição júnior de baixo custo e disputada por monopostos, que são veículos de pequeno porte.

O prefeito Duarte Nogueira e o secretário de Turismo, Edmilson Rodrigues, receberam no Palácio Rio Branco os diretores da categoria, Andrey Valério e Rita Fittipaldi, além do irmão do bicampeão Emerson Fittipaldi, pai de Christian Fittipaldi, e um dos idealizadores da Fórmula Vee no país, Wilson Fittipaldi Junior.

Valério explicou que esse foi o primeiro contato e que agora irão “providenciar o documento para oficializar o evento, necessário para organização e dar sequência nas tratativas”. Nogueira gostou da possibilidade de ter o evento esportivo e disse que a Prefeitura “está à disposição para auxiliá-los”.

Berço de talentos

Antigamente chamada de Fórmula Vê, essa é uma modalidade composta por carros menos potentes, mais baratos e movidos a etanol. Disputada no Brasil desde 1967, ela ajudou a revelar talentos como Chico Lameirão, Ingo Hoffman, Nelson Piquet e José Carlos Pace (Moco).

A modalidade também é realizada em países como Irlanda, Austrália, EUA e Inglaterra, sempre com a proposta de formar pilotos de alto rendimento. No exterior, o principal nome revelado por ela é o austríaco Niki Lauda, tricampeão mundial de Fórmula 1 (1975, 1977 e 1984) e atualmente diretor da equipe Mercedes GP.