48% dos brasileiros usam redes sociais para planejar viagens

Ninguém duvida que os brasileiros são apaixonados pelas redes sociais. O Brasil é o principal usuário de redes sociais da América Latina, seguido por México e Argentina. Em 2016, mais de 93 milhões de brasileiros usaram as redes para ler notícias, conversar com amigos e trocar informações.

Segundo estudo da Amadeus (empresa de soluções tecnológicas para a indústria de viagens), 48% dos brasileiros também usam as redes sociais para planejar as viagens. Entre os que utilizam a tecnologia durante o processo da viagem (pré, durante e pós), a preferência é pelo Facebook (87%), seguido por Whatsapp (85%) e Instagram (52%).

“Os números são o reflexo das mudanças que a internet trouxe para o turismo. Os viajantes, acompanhados de novas tendências, hábitos e comportamento de compra, estão remodelando o sistema global de viagens. Eles trazem novos desafios para a indústria, mas também oportunidade e mercado para as agências de viagem”, diz Paulo Rezende, country manager da Amadeus Brasil.

O smartphone é o principal meio utilizado pelos viajantes brasileiros antes, durante e depois das viagens. 84% dos respondentes usam o aparelho durante a viagem para consultar o clima, escolher atividades e restaurantes, acessar bankline etc. Dentre as funções dos smartphones, a mensagem é a mais utilizada (73%). O uso de redes sociais também apresenta parcela significativa do tempo gasto nos celulares (62%). Além de usarem as mídias para pesquisas, os viajantes também compartilham experiências com o intuito de informar e de serem vistos no mundo on-line.

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Influência da conectividade

Aplicativos e redes sociais são algumas das ferramentas que têm influenciado muito na tomada de decisão. “Antes da escolha dos destinos, as pessoas leem avaliações de outros turistas no TripAdvisor, por exemplo, analisam as redes sociais e os comentários dos visitantes na página e também a relevância desses locais no Google”, exemplifica Larissa Di Battista, diretora do STB-Ribeirão. Segundo ela, os turistas demoram, em média, entre seis meses a um ano para planejar as viagens. Nesse período, eles realizam diversas buscas na internet e conversam com pessoas que já fizeram os roteiros selecionados.

Todos esses novos perfis de viajantes, acompanhados de novas tendências, hábitos e comportamento de compra, irão remodelar o sistema global de viagens e trazer novos desafios para a indústria, que se tornará cada vez mais complexa e interligada. Entender o que esses clientes realmente querem é crucial para sustentar o sucesso do negócio em longo prazo.

O STB, por exemplo, criou o Tripbox, ferramenta exclusiva para seus passageiros, que oferece dicas de turismo no local visitado (feirinhas, festivais, galerias etc.), cofre virtual que mantém os documentos seguros (passaporte, visto, carteira de habilitação, de estudante, cartão cash passport etc.) e na palma da mão. O aplicativo registra o itinerário completo da viagem como datas e horários de voos, endereços das acomodações, contatos importantes e lembretes. “Cada vez mais, os turistas vêm buscando as melhores experiências e a internet tem ajudado muito nesse sentido”, finaliza Larissa.