Centro de Arte Contemporânea W recebe crianças da ONG Casa das Mangueiras

Durante a visita grupo de 40 pessoas conhecerá sobre arte visual e a importância da preservação da memória

O Baile - Weimar Maurício Froldi

O CAC W – Centro de Arte Contemporânea W, em Ribeirão Preto (SP), recebe, em 15 de dezembro (sexta-feira), às 14h, cerca de 40 jovens e crianças, de 6 a 15 anos, da ONG Casa das Mangueiras. Na ocasião, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho de Miguel Penha e Weimar, expostos na instituição cultural.

De acordo com Yolanda Cipriano, uma das curadoras do CAC W, a importância de ativar o Educativo da instituição com crianças é  maravilhoso, pois reforça a contribuição do espaço para a formação de público de artes visuais. “Weimar e eu fomos voluntárias durante muitos anos na ONG e criamos um profundo laço com as crianças de lá, pois ministramos oficinas de arte, de 2008 a 2014.  Para elas é uma chance de conhecer e usufruir de um ponto de cultura da cidade. Por meio da experiência de ver uma exposição, reconhecer a arte como parte do mundo em que vivem”, explica.

Uma das curiosidades da visita é a explicação da obra “O Baile”, de Weimar. Os instrumentos musicais que compõem a videoinstalação foram adquiridos pela artista no depósito de materiais recicláveis da Casa das Mangueiras e esse será um momento importante para fazer essa relação, valorizando o trabalho da Casa das Mangueiras no processo de reciclagem e no que se refere à memória da instituição e dos objetos, agora eternizada em uma criação contemporânea.

O perfil atendido pela ONG já participa de várias ações culturais, de lazer e capacitação, como artes circenses, teatro, informática, musicalização, violão, dança de rua, balé, capoeira entre outras. De acordo com a coordenadora da Casa das Mangueiras, Maria De Lourdes Pereira da Silva, o contato com a arte é um modo para que os pequenos possam expressar suas emoções, sua história, cultura e valores, e os ajudem a encontrar seu ponto de equilíbrio.

“Com esse tipo de atividade, é possível descobrir talentos e proporcionar um futuro melhor a esse talento. Outro fato importante para nós é termos peças em uma mostra de altíssimo nível, é gratificante e nos faz perceber que a arte é uma excelente ferramenta de transformação social”, finaliza.