Consciência Negra no Museu Casa de Portinari

Imagem: museucasadeportinari.org.br

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Museu Casa de Portinari realiza uma declamação de poemas. O poeta brodowskiano Evaristo Bento da Silva, mais conhecido como Tim, vai recitar pela casa e jardins do museu obras de Castro Alves – conhecido como poeta dos escravos – entre eles o poema Navio Negreiro. O evento acontece no dia 19 de novembro, entre 9h e 14h, e tem entrada gratuita. O museu fica na Praça Candido Portinari 298, Centro, Brodowski (SP).

Museu Casa de Portinari

Antiga residência de Candido Portinari, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos.

Devido às várias obras em pintura mural nas paredes da casa e em uma capela nos jardins da residência, a preservação do conjunto tornou-se imprescindível. O primeiro passo ocorreu em 9 de dezembro de 1968, quando a casa foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No ano seguinte, o imóvel foi desapropriado e adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo e, em 22 de janeiro de 1970, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Com esforços da família do artista, do município e do estado, o museu foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970. O complexo é constituído por uma casa principal e anexos construídos em sucessivas ampliações. A simplicidade típica do interior é a maior característica do museu.

Saiba mais sobre o museu, clicando aqui.