Economia solidária na Feira Artesanal do Irajá

Foto Mari Gimenes

Valorização do trabalho artesanal e economia solidária são os princípios que norteiam a Feira Artesanal do Irajá, que acontece mensalmente na Vivenda Saboaria e movimenta a população local. A feira existe desde 2014 e acontece sempre em um sábado por mês. A próxima edição já tem data marcada: 18 de novembro, das 16h às 22h, e está recheada de atrações para adultos e crianças.

Adriana Iozzi e Vinicius Iozzi Ferro, da saboaria, foram os idealizadores da feira, que tem caráter coletivo e desde o começo contou com a ajuda de um grupo de pessoas que participa da organização e da tomada de decisão. “Quando abrimos a loja, percebemos que o trabalho artesanal não era tão valorizado. Começamos a convidar outros artesões que uma vez por mês está aqui com a gente”, explica Vinicius.

Diversificação e qualidade dos produtos são os critérios de seleção dos expositores na feira.

Foto Mari Gimenes

Os interessados podem se inscrever no link que está disponível no Facebook Feira Artesanal do Irajá. A cada edição participam cerca de 20 expositores. Já os artistas que se apresentam são sempre indicados por parceiros e recebem ajuda de custo para cada apresentação.

Vinicius explica que o número de visitantes de cada edição oscila muito, entre 300 e 800 pessoas. A crise econômica que o país enfrenta desde o ano passado tem contribuído para a oscilação. “Aumentamos o tempo da feira, o número de expositores e as atrações. Ainda assim, a sazonalidade é muito grande”, diz Vinicius.

A feira, que acontece na Rua Cavalheiro Torquarto Rizzi 1034, tem entrada gratuita e oferece opções conscientes de consumo e produtos de vários segmentos: arte, moda, gastronomia, cosméticos, todos de origem artesanal. “O que não falta na nossa feira são opções veganas e vegetarianas de alimentos, cerveja artesanal e produtos sustentáveis”.

Foto Mari Gimenes

Ações sociais e sustentáveis
Um dos diferenciais da feira é a preocupação com o meio ambiente, com o desenvolvimento sustentável e a igualdade social. Além dos produtos e atrações, a feira coleta lixo eletrônico e entrega para parceiros que dão a destinação adequada. “É bom para o meio ambiente e contribui com a geração de renda”, destaca Vinicius.

A feira também tem um acervo de 200 livros e estimula a troca das publicações pelos visitantes. Só não são aceitos livros didáticos ou religiosos. Quem levar um litro de óleo de cozinha usado será presenteado com uma barra de sabão ecológico. “A Feira Artesanal do Irajá é um evento intimista. Abrimos o nosso jardim e usamos de maneira diferente as vagas de carros que temos aqui. É uma série de fatores que transforma este em um evento único”, conclui Vinicius.

AGENDA
Feira Artesanal do Irajá
Data: 18 de novembro
Horário: 16h às 22h
Local: Vivenda Saboaria
Endereço: Rua Cavalheiro Torquarto Rizzi 1034, Jardim Irajá
Entrada: gratuita