Nos bastidores de um sonho

Por Vick Sant’Anna

Por muitos anos estive na plateia, admirando e sonhando com a possibilidade, ainda que remota, de estar entre os bailarinos do Studio de Dança Luciana Junqueira no palco do maior teatro da cidade, o magnífico Teatro Pedro ll.

Este dia chegou e quero aqui compartilhar um pouco da realização deste sonho, que não é só meu, mas sim dos 300 bailarinos e uma grande equipe entre professores, coreógrafos, figurinistas, costureiras, segurança, e toda uma grande e preciosa equipe de apoio que participaram do espetáculo Brilhante Mente, no início de novembro.

O Studio de Dança Luciana Junqueira se encontra entre as mais conceituadas e premiadas escolas do Brasil com uma história de 42 anos!

Desde o início do ano a expectativa sobre o tema do festival já é grande e no segundo semestre, quando ele é revelado, tudo passa a girar em torno dele. As músicas, coreografias, ensaios, figurinos. Todo este universo passa a fazer parte de nossos dias.

E no dia do espetáculo sentimos uma explosão de sentimentos. Ansiedade e euforia se misturam já na marcação de palco, passando pela revelação dos figurinos impecáveis até a divisão dos camarins, corredores e coxias.

As cortinas de veludo se abrem e na plateia estão pais, amigos e admiradores da arte da dança, todos prontos para assistir ao resultado de tantos meses de esforços. Neste momento todos somos um só. As crianças que iniciam seus sonhos, os que concluem seu sonho com a formatura, aqueles que iniciaram o mesmo sonho mais tarde e os que, como eu, voltaram a sonhar.

Tem também os que tiveram uma oportunidade de ouro como os alunos do projeto social da Luciana Junqueira. Todos os anos, ela faz um teste – até para quem nunca fez aula de dança – e, com seu olho clínico, sabe quem tem talento para ganhar bolsa de estudos. Geralmente, são jovens que jamais poderiam pagar aulas de dança. Não é raro, dali uns anos, um garoto desses despontar em palcos internacionais, como já aconteceu com muitos.

Glitter, spray de cabelos, meias, tiaras, sapatilhas, adereços. Tudo se mistura nos camarins, corredores e coxias e é coroado com o brilho das luzes e a música dos aplausos que vem da platéia. Tudo vale a pena e deixa aquela saudades que só nos motiva a fazermos tudo novamente e ainda melhor no próximo ano, no próximo espetáculo
Seja por hobby ou para resgatar um sonho e se dedicar a ele, a dança é uma das muitas opções que a nossa cidade tem a oferecer.

Seja na dança, na música ou no que preferir.
Permita-se explorar seus dons.
Siga-os e seja feliz!