Conheça um pouco da sua história. 

Bairro Nova Aliança / Foto Ribeirão Sul

O nome “Ribeirão Preto” deve-se ao ribeirão que atravessa a cidade, que é chamado de “Preto”. Sua população foi estimada pelo IBGE em 694 534 habitantes em 2018. Entre os 30 maiores municípios brasileiros, a população ribeirão-pretana foi a sexta com maior taxa de aumento populacional (1,3%). Portanto, cresceu o dobro da capital paulista, maior cidade do país e bem mais que a média (0,86%) do Brasil.

Av. João Fiúsa. Foto: Ribeirão Sul

A cidade é dividida oficialmente em mais de 160 bairros, quatro regiões (Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste e Zona Oeste) e três administrações regionais (subprefeituras). Segundo a prefeitura, o bairro mais populoso do município é o Campos Elíseos, que é conhecido ainda por ser um importante núcleo comercial, concentrando lojas, escolas, hospitais, faculdades e bancos.

Av. Wladimir Meirelles. Foto Ribeirão Sul

Ribeirão Preto foi fundada em 1856, neste período a região recebia muitos mineiros que saíam de suas terras já esgotadas para a mineração e procuravam pastagens para a criação de gado. No começo do século XX, a cidade passou a atrair imigrantes, que foram trabalhar na agricultura ou nas indústrias abertas na década de 1910. O café, que foi por algum tempo uma das principais fontes de renda, se desvaloriza a partir de 1929, perdendo espaço para outras culturas e principalmente para o setor industrial.

Parque das Artes. Foto Ribeirão Sul

Na segunda metade do século XX foram incrementados investimentos nas áreas de saúde, biotecnologia, bioenergia e tecnologia da informação, sendo declarada em 2010 como “polo tecnológico”. Essas atividades atualmente fazem com que Ribeirão Preto tenha o 24º maior PIB brasileiro.

Residencial Guaporé. Foto Ribeirão Sul

Além da importância econômica, o município é relevante centro de saúde, educação, pesquisas, turismo de negócios e cultura do Brasil. O Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, o Parque Maurílio Biagi e o Bosque-Zoológico municipal, configuram-se como importantes áreas de preservação ambiental, de recreação e passeios, enquanto que a Choperia Pinguim, o Teatro Pedro II e o Estúdios Kaiser de Cinema, são relevantes pontos de atividades culturais e de visitação por turistas.

Empório Santa Therezinha (Shopping Iguatemi). Foto Ribeirão Sul
Choperia Pinguim. Foto Ribeirão Sul

A cidade possui dois grandes eventos (feiras), a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e a tradicional e famosa Agrishow, que movimentou em 2019, mais de R$ 2,9 bilhões, atraindo público (nacional e internacional) de 159 mil visitantes.

Agrishow. Foto Ribeirão Sul

Apesar de ser um município predominantemente urbano, situa-se no meio de uma série de municípios vizinhos em que a agricultura é a principal atividade econômica, o que acaba em influenciar as principais atividades da cidade, que estão centradas no comércio e na prestação de serviços.

Ignácio de Loyola Brandão/19° Feira Nacional do Livro

A maior parte da área agrícola do município e da região é utilizada para o cultivo de lavoura temporárias, sendo também uma das principais produtoras de amendoim, cana-de-açúcar, manga, limão, abóbora, entre outros. 

Parque das Artes. Foto: Ribeirão Sul
A indústria, atualmente, é o segundo setor mais relevante para a economia do município
Parque Curupira. Foto Ribeirão Sul

Durante esse mês de junho, em comemoração ao aniversário da cidade, a Prefeitura promove diferentes ações e inicia diversos serviços à população, como a atividade Muro Tatuado, no dia 19, uma parceria entre a Secretaria da Cultura e o Sesc Ribeirão que promete mudar o visual da fachada do Teatro Municipal. O evento contará com intervenções artísticas da cultura hip hop e uma mostra de arte.

Zona sul. Foto Ribeirão Sul

Já o Theatro Pedro II recebe concertos da Orquestra Filarmônica Jovem de Boston, no dia 20, e da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, no dia 29 de junho.

Cervejaria Lund. Foto Ribeirão Sul

O Bosque Zoológico Dr. Fábio Barreto também entra na programação de aniversário da cidade e, nesta semana, funcionará em horário especial, com abertura todos os dias no período das 9h às 16h30.

Exposição carros antigos – Shopping Iguatemi. Foto Ribeirão Sul

A programação completa está disponível no site da Prefeitura e pode ser acessada aqui.

Shopping Iguatemi. Foto Ribeirão Sul
Parque Raya. Jardim Botânico. Foto Ribeirão Sul

Fonte: Wikipedia.org