Mutirão do Olho Diabético acontece no dia 15

Imagem: Freepik

A retinopatia diabética é uma complicação grave do diabetes que pode provocar perda severa da visão e, até mesmo, a cegueira. Com o objetivo de prevenir a doença, no dia 15 de novembro, vai acontecer o 5° Mutirão do Olho Diabético, com a realização de exames gratuitos para diagnosticar e prevenir a retinopatia diabética. O mutirão faz parte da programação do Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro.

O evento é realizado pelo Centro Avançado de Oftalmologa – CAO da Unaerp, sob coordenação da professora Francyne Veiga Reis Cyrino, e tem início às 8h, no Hospital Electro Bonini, localizado na Avenida Leão XIII 2201. Durante o mutirão, serão realizados exames de aferição da pressão intraocular, dilatação de pupila para avaliação do fundo do olho, aferição de pressão arterial, glicosimetria e análise de urina.

O mutirão vai atender os pacientes por ordem de chegada, com distribuição de senhas das 8h às 11h. O evento conta com apoio das ligas acadêmicas de Endocrinologia e Metabologia, Cardiologia e Nefrologia, do curso de Medicina da Unaerp. Haverá transporte gratuito do centro da cidade para o hospital (ida e volta), a partir das 7h30, com saída na Rua Álvares Cabral, ao lado do Theatro Pedro II.

Sobre a doença

A retinopatia diabética é uma doença que afeta jovens e adultos diabéticos. Ela é responsável por lesões nos vasos sanguíneos localizados no fundo dos olhos, uma espécie de pequenos derrames. Se não for devidamente tratada, pode evoluir para diversas complicações, como o edema macular diabético (EMD), principal causa de diminuição visual na população em idade produtiva, além da evolução para a cegueira se não tratado adequadamente e em tempo útil.

Agenda
5° Mutirão do Olho Diabético
Data: 15 de novembro
Horário: as senhas serão distribuídas das 8h às 11h
Local: Hospital Electro Bonini (Unaerp)
Endereço: Avenida Leão XIII 2.201, Ribeirânia
Informações: (16) 3446-3307