Você é considerado como “Alto Potencial”?

O profissional considerado como “Alto Potencial” em uma empresa demonstra que atende a todos os requisitos do cargo atual, com competências e resultados acima da média. Além disso, ele mostra que está apto a ocupar cargos com níveis superiores, ainda que não tenha todo o conhecimento necessário para isso.

Quando uma empresa focada em Gestão de Pessoas encontra um colaborador com Alto Potencial, ela estuda todas as maneiras de retenção deste TALENTO. Salário e benefícios não são os únicos itens que movem este profissional. Ele precisa de desafios, de reconhecimento, de orgulho de pertencer ao local de trabalho e de um plano de carreira.

Os resultados positivos deste tipo de profissional trazem um ENORME ganho à organização, pois ele:

  • Não tem apenas uma ótima avaliação de desempenho/performance, como atinge os resultados utilizando adequadamente as competências que a empresa valoriza;
  • Age de forma positiva e alcança as suas metas naturalmente, sem muito estresse e independente de situações de conflito;
  • O desempenho e a postura estratégica ocorrem a longo prazo e não estão condicionados às variáveis externas (resultados consistentes).

O Alto Potencial se diferencia dos demais por pensar de forma estratégica, trabalhar em equipe, trazer uma sinergia positiva ao grupo e se esforçar para adquirir conhecimento. Ele tem uma postura ímpar, comunicação e poder de negociação de se admirar.

Quando há a possibilidade de abertura de uma vaga dentro da empresa, este profissional é sempre lembrado. Isso porque, ao comparar os resultados dele com os demais da organização no mesmo cargo, todos da empresa percebem a diferença. Em uma reunião, por exemplo, as pessoas ficam ansiosas para ouvir o que ele tem a dizer, para aprender com ele ou para simplesmente ouvir a “solução” e não a já conhecida “reclamação” da maioria dos colaboradores.

Para aqueles que estão lendo este artigo e considerando que tudo isso é mito, vou dizer uma coisa: “Intriga da oposição. Eles existem!”

Eu já trabalhei com vários profissionais assim, inclusive na mesma empresa. Também já tive clientes com alto potencial e considero maravilhoso trabalhar com eles.

O Nine Box, por exemplo, é uma matriz que pode ajudar a encontrar os alto potenciais nas organizações. Com esta ferramenta, é possível verificar se o profissional é um Talento, se possui resultados e competências como a maioria ou se está abaixo do esperado. Para chegar a este resultado, os gestores discutem sobre cada profissional em reunião de calibração com líderes e profissionais de outras áreas.

Esta matriz pode ser utilizada para planejamento de carreira e sucessão, avaliar as possibilidades de promoção e também as necessidades de treinamentos. Mas há controvérsias também neste método, seguindo uma reportagem da Exame.com, 9 Box em Cheque.

Para as empresas que possuem um Alto Potencial no quadro de colaboradores:

  • Mantenham o foco na retenção e no bom aproveitamento deste talento;
  • Valorizem também todos os outros profissionais pela contribuição e pelos resultados;
  • Encontrem uma maneira de avaliar as pessoas de forma que não as rotule.

Para você, profissional que lê este artigo: “É importante que reconheça quando alguém é EXCELENTE “no que” e em “como faz”. Observe quem são os colaboradores considerados como Alto Potencial em sua empresa e aprenda com eles. Espelhe-se na forma como atingem os resultados, para crescer na carreira.

Se você pensa que nunca será um alto potencial, vou te contar um segredo: muitos profissionais poderiam ser considerados desta forma, mas não utilizam a sua capacidade para isso. Outros, não têm tanta capacidade, mas se esforçam e se dedicam tanto ao seu aprimoramento, que têm resultados melhores do que os primeiros.

Você não precisa “nascer Alto Potencial”. É possível planejar a sua carreira de forma a atingir os seus resultados e alcançá-los de maneira tão exemplar, tão espetacular, que o impacto positivo melhore não somente a sua vida, mas a de todos ao seu redor.

Desejo sucesso em sua vida pessoal e profissional.

Giuliana Gouveia Mesquita – Headhunter, Coach de carreira, Coordenadora de Recursos Humanos, Aquisição de Talento, Psicóloga

 

 

 

Contatos: 16 9978 28731
IN
FB