Assim como a mandioca, a abóbora e o milho, o abacate foi um presente das Américas para o resto do mundo. A casca verde e áspera esconde uma grande semente e polpa muito macia, de textura amanteigada, com sabor suave que não chega a ser doce, mas também não apresenta amargor. Por aqui, no Brasil costuma-se ser consumida como fruta, com açúcar, na forma de vitaminas batidas com leite ou cremes para sobremesa. No restante da América do Sul e em países como o México e Estados Unidos, porém, aparece em receitas salgadas: saladas, sopas e acompanhamentos. Embora presente na maior parte do ano, as melhores épocas para o consumo vão de dezembro a abril.

Então separa os ingredientes e vamos de GUACAMOLE!!

2 avocados maduros
½ limão Taiti
½ cebola roxa
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
Coentro (opcional)
Pimenta dedo de moça (opcional)

Pegue 2 avocados pequenos e separe a polpa sem casca e sem semente em uma tábua. Na própria tábua, comece a cortar os pedaços de forma rústica (não precisa amassar, na hora de misturar os ingredientes, ele acaba de chegar no ponto certo).

-Coloque o abacate cortado em uma tigela/bowl.
-Tempere o creme de abacate com o suco do limão tahiti, ½ cebola roxa cortada em cubos bem pequenos, pimenta-do-reino e sal a gosto.
– Pegue a pimenta de preferência (eu usei dedo de moça), corte ao meio, tire as sementes e corte em cubos pequenos. Finalize com coentro.

Sirva a guacamole com nachos.

Leia mais: 

Dia dos namorados: aprenda a fazer um drink especial 
Delicioso e barato: aprenda a fazer hamburguer caseiro
Adoce sua quarentena com o Brownie da chef Marília 
Não, a pizza não é italiana como muitos imaginam
“Das receitas preferidas”

Marília Elis de Almeida

Marília Elis de Almeida
Chef de cozinha e professora de gastronomia
16 981188264
Instagram: marilia_elis