Você sabe escolher um bom peixe?

O consumo de peixes cresce durante a Quaresma e para não errar na hora da compra a nutricionista Débora Savassi dá algumas dicas:

1-Repare na pele – O peixe bom tem a sua pele brilhante, ao contrário do ruim, que já tem sua superfície opaca e sem vida.

2-Foco nas escamas – Elas devem estar bem firmes no corpo do peixe. Se você puxar uma delas e soltar com facilidade é um indício de que você deve buscar por outro animal.

3-Olhos brilhando – Assim como a pele, os olhos devem estar brilhando com cores vivas. Caso estejam cinza ou esbranquiçados é mau sinal.

4-Brânquias vermelhas – Também conhecidas como guelras, essa parte localizada no fim da cabeça deve estar o mais avermelhado possível. Descarte os que estiverem com elas rosadas ou acinzentadas.

5-Aperte a barriga – Musculatura firme é uma característica de peixe fresco. Apertando a barriga, seu dedo pode até fazer uma marca, mas ela deve sumir em pouco tempo. Caso a pele não volte ao normal, também procure outro peixe.

6-Sinta o cheiro – Peixes têm cheiro forte, mas não igual em todos. Os bons cheiram à maresia

“Se esses critérios não forem respeitados o peixe não é de boa procedência”, alerta a nutricionista. Ela também explica a diferença da carne do peixe de água doce e do peixe de água salgada. “O peixe de água doce é mais gorduroso e tem um sabor mais de terra. Já o peixe do mar é mais salgado, porém a carne é mais leve e é menos gordurosa”.